Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia

Chineses começam a usar inteligência artificial na produção de suínos

Sistema deve ser capaz de criar um "perfil" de cada porco, informando seu peso, idade, quantidade de ração que vem comendo e quanto vem se movimentando. 

Chineses começam a usar inteligência artificial na produção de suínos

A gigante chinesa de tecnologia Alibaba anunciou uma parceria com as empresas Dekon Group e Tequ Group para trazer a inteligência artificial para a pecuária suína. Segundo a agência chinesa Xinhua, o objetivo da parceria é “fortalecer” uma indústria que “há muito tempo vem sofrendo com baixa eficiência e altos custos de trabalho”. 

Basicamente, as empresas pretendem implementar recursos de visão de máquina e internet das coisas para ter um controle melhor sobre cada um dos animais de suas fazendas. O sistema deve ser capaz de criar um “perfil” de cada porco, informando seu peso, idade, quantidade de ração que vem comendo e quanto vem se movimentando. 

Para isso, as fazendas usarão números tatuados nas costas dos porcos. Câmeras especializadas podem então ler esses números, identificar cada porco e rastrear seus movimentos. Sensores de temperatura nas criações também ajudarão a monitorar a temperatura corporal de cada animal, detectando doenças e ajudando os criadores a saber quando aplicar vacinas. 

O sistema também rastreará porcas e seus filhotes depois que eles nascerem. Em alguns casos, a mãe acaba “esmagando” alguns dos leitões – o sistema conseguirá detectar os gritos dos leitões e orientar os criadores a ajudá-lo. Esse sistema, por si só, deve reduzir em 3% a mortalidade de leitões segundo a BBC. Quando uma porca parar de ter filhotes, o sistema conseguirá identificar isso e sugerir aos fazendeiros que ela seja abatida. 

Mercado enorme

De acordo com o The Verge, essas tecnologias devem substituir as “tags” de RFID que alguns fazendeiros chineses já usam. As tags são confiáveis, mas são mais complicadas de se usar do que um sistema totalmente automático – especialmente em criações grandes, porque elas exigem que cada porco seja “escaneado” de maneira individual. 

Para o Zhang Sheng, o diretor do projeto na equipe de Cloud da Alibaba, um dos objetivos é “reduzir os custos de criação e fazer uma reforma da agricultura”. Mas, “por outro lado, nós queremos transformar tecnologia de inteligência artificial em carne de porco segura e saborosa”, disse Sheng.