AveSui2021
Peste Suína Africana AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Suíno Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Mais carne suína

Churrasco com carne suína: patrimônio brasileiro!

Veja quais cortes podem deixar o seu churrasco ainda mais especial com as dicas do especialista em cortes de carne, Marcos Bisinella  

Redação
07-Abr-2021 15:48 - Atualizado em 07/04/2021 16:04

Apreciado em todos os momentos, no almoço ou no jantar, como confraternização ou modo de preparo, nada é mais brasileiro que um bom churrasco! Mas essa prática não é exclusividade do Brasil, a origem do churrasco remonta à época das cavernas quando os primeiros homens descobriram o fogo e perceberam que as carnes caçadas por eles ficavam muito mais saborosas quando assadas. O churrasco como conhecemos começou a ser desenvolvido pelos índios habitantes das áreas onde hoje ficam o Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. Eles assavam a carne em fogueiras sobre pedras, e após a colonização esse costume foi passado aos colonos que comiam a carne assada em brasas e temperadas com sal. Já a tradição de fazer deste modo de preparo uma comemoração chegou junto com os imigrantes italianos as terras gaúchas, e dessa mistura cultural nasceu o tão amado churrasco brasileiro. 

Churrasco suíno 

A carne suína sempre esteve presente no cardápio do churrasco, seja na indispensável linguicinha ou no bacon da farofa. Porém, a carne suína ganha cada vez mais destaque nesse menu, pois traz não apenas o sabor, mas o custo benefício como carro chefe. Basta visitar qualquer açougue para perceber que a tradicional carne usada no churrasco anda mais salgada que o normal. Ao longo do ano passado a carne bovina teve aumento de quase 18%. Além disso, a crise financeira também contribuiu para que muita gente diminuísse o consumo de carne bovina e migrasse para outras proteínas. Nesse cenário, a carne suína tem se mostrado como uma opção certeira de carne vermelha para quem quer economizar sem abrir mão de um bom churrasco no fim de semana.

Para o engenheiro de alimentos e especialista em cortes de carne, Marcos Bisinella além de ganhar espaço pelo preço, a carne suína se destaca no churrasco também pela versatilidade. “Um mesmo corte suíno pode ser utilizado em vários preparos. No churrasco, é impressionante a variedade de cortes que podemos utilizar. Temos o copa-lombo, lombo, barriga, costelinha, disco de pernil, maminha, alcatra, picanha, mignon, joelho, chuleta da paleta e até a bochecha.” Ele comenta ainda que em sua casa sempre assa mais de um corte. “Em meus churrascos utilizo pelos menos 3 cortes suínos diferentes, mas o que não pode faltar senão a família e os amigos reclamam, certamente é a costelinha no espeto finalizada com queijo parmesão.”

Deu água na boca? Confira a lista que que o consultor separou para te ajudar na hora de ir às compras e escolher os principais cortes de carne suína para churrasco. Todos os cortes estão presentes na cartilha “Churrasco com carne suína”, com receitas deliciosas. Não deixe de conferir!

Costela 

,
costela
Costela, ou costelinha, esse corte vem ganhando o coração dos brasileiros. Ele pode ser preparado de inúmeras formas, mas a combinação com molho barbecue é imbatível. Na cartilha “Churrasco com carne suína” você encontra uma deliciosa receita de costela suína defumada com milho na manteiga de ervas, corre lá. 

Picanha

,
picanha

Falou em churrasco, pensou em picanha! O que muita gente não sabe é que a picanha suína é consideravelmente mais barata e não perde em absolutamente em nada para o sabor e qualidade. Se apenas com sal e fumaça ela já fica perfeita, imaginem na receita de picanha grelhada com chimichurri de coentro e pimenta de cheiro. 

Panceta

,
panceta

Também conhecida como barriga suína, a panceta é outro corte muito popular no churrasco, pode escolher sem medo! Aproveita e dá uma olhada na receita de panceta enrolada com farofa de bacon na cartilha de churrasco.

Lombo

,
Lombo

O lombo é uma excelente pedida, ainda mais se for preparado no espeto com purê de mandioquinha com queijo, assim como na cartilha “Churrasco com carne suína.”

Bisteca

,
bisteca
Ideal para quem quer economizar, a bisteca é um dos cortes mais baratos da carne suína. Uma boa forma de valorizar esse corte é agregar outros acompanhamentos, como na receita de bisteca suína grelhada com mandioca cremosa presente na cartilha de churrasco. 

Churrasco como pilar da nova campanha de marketing

Aproveitando o atual cenário econômico e o gancho do churrasco, a ABCS vai protagonizar essa oportunidade de conquistar ainda mais espaço na cultura dos brasileiros em um momento em que comprar carne mais barata é não só uma prioridade, mas uma necessidade para uma grande parte dos consumidores. De acordo com a diretora de projetos e marketing da ABCS, Lívia Machado, “é justamente por isso que esse tema será um dos pilares de conteúdo da nova campanha de promoção da carne suína que será lançada ainda esta semana. A campanha vem para conversar com os consumidores e para ocupar esse espaço como a opção mais econômica de carne vermelha”, explicou. Fique de olho, em breve a campanha “Carne de porco: bom de preço, bom de prato” estará presente em todos os açougues do Brasil!

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade