Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Clembuterol em suínos

Começa julgamento dos cados de carne suína contaminada com clembuterol confirmados na China - substância prejudicial aos humanos.

O Tribunal Popular Intermediário da cidade de Jiaozuo, na central província chinesa de Henan, começou hoje o processo contra cinco pessoas acusadas da fabricação e venda de clembuterol para incrementar a produção de carne suína.

Em concreto, os acusados respondem desde este dia, em sessão aberta ao público, por ter posto “em perigo a segurança pública através de meios perigosos”.

A um deles se julga só como cúmplice na compra de matérias-primas para a fabricação desse fármaco, em tanto ao resto pelos cargos principais.

A acusação assinalou que os cinco suspeitos cometeram o delito de fabricar e vender essa substância, apesar de conhecer seus potenciais prejuízos para a saúde humana.

O clembuterol fabricado e comercializado pelos cinco acusados foi distribuído em oito regiões que incluem, além de Henan, às províncias orientais de Shandong e Jiangsu.

Esse produto, acrescentado aos pensos, pode aumentar a massa muscular dos porcos. Por seu caráter nocivo para a saúde humana, na China encontra-se na lista de aditivos proibidos para os alimentos do gado.