Guia Gessulli

Faturamento bruto do setor “dentro da porteira” deve alcançar R$ 728 bilhões

Redação AI/SI
18-Mai-2020 09:17

O Valor Bruto da Produção (VBP) deve alcançar R$ 728 bilhões em 2020, crescimento de 11,8% em relação ao ano passado, segundo estimativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Para a agricultura, a expectativa é de aumento de 14,1%, chegando a R$ 457,1 bilhões. Os principais destaques são o café arábica (54,5%), seguido do milho (32,9%) e da soja (13%).

Já o VBP pecuário deve crescer 8,3%, com receita de R$ 271,6 bilhões. Segundo a CNA, carne suína (14,8%), ovos (24,2%) e carne bovina (19,5%) apresentaram expectativa de crescimento tanto de preços como de quantidade produzida em 2020, se comparados a 2019.

Em contrapartida, o faturamento bruto do setor “dentro da porteira” das atividades de frango e de leite deve apresentar queda de 6% e 8,8%, respectivamente. Apesar das altas, ainda que modestas de 2% e 1% esperadas na produção das duas atividades, deve haver redução dos preços de 7,9% na cadeia de frangos e 10,2% na de leite.

De acordo com Comunicado Técnico da Confederação, as dificuldades de comercialização diante da pandemia do coronavírus (Covid-19) devem afetar a concretização do VBP em faturamento do setor nos próximos meses.

Haiti registra mais um caso de Peste Suína Africana nas Américas
21 de Setembro de 2021
Ocorrência Sanitária

Haiti registra mais um caso de Peste Suína Africana nas Américas

A ocorrência foi confirmada ontem (20/09) pela OIE; é o segundo caso da enfermidade na América Latina, o que acende um alerta ainda maior em toda a suinocultura da região

Preço do suíno vivo sobe em vários estados
Análise de Mercado

Preço do suíno vivo sobe em vários estados

Após um começo de mês nada animador para o segmento, a última semana registrou novos aumentos em várias praças. Valor poderia ser maior, mas baixo poder aquisitivo da população segue impedindo.

Situação é preocupante na suinocultura com custos superando preço do animal vivo
16 de Setembro de 2021
Custos

Quadro afeta especialmente os produtores independentes, que têm menos poder de fogo nas negociações de grãos para ração