Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

America Latina

Colombia anuncia medidas para ajudar produtores afetados por altas temperaturas e geadas

Com relação ao apoio anunciado, o ministro Valencia explicou que pediu ao Banco Agrário que fizesse um inventário dos municípios afetado

Colombia anuncia medidas para ajudar produtores afetados por altas temperaturas e geadas

Para apoiar os produtores e mitigar os efeitos negativos causados pelas variações climáticas que ocorrem no início do ano, como geadas recorrentes em departamentos como Boyacá e Cundinamarca e as altas temperaturas em outras regiões do país, o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Andrés Valencia Pinzón, informou que serão realizados dias de normalização do portfólio com o Banco Agrário da Colômbia nos municípios afetados; Além disso, ele anunciou o lançamento de um programa de alimentação bovina, que inicialmente possui US$ 8.000 milhões.

O chefe do portfólio agrícola indicou que o governo mantém monitoramento permanente dos diferentes fenômenos climáticos que ocorrem em todas as regiões: “Temos vários relatórios de todo o país, onde o Instituto de Hidrologia, Meteorologia e Estudos Ambientais (Ideam) tem Tenho emitido boletins diários avaliando a situação de queda de temperatura, especialmente em municípios da região de Cundiboyacense. “

Com relação ao apoio anunciado, o ministro Valencia explicou que pediu ao Banco Agrário que fizesse um inventário dos municípios afetados, a fim de abordar os produtores e analisar a possibilidade de redefinir o perfil dos créditos daqueles. Suas colheitas são afetadas e têm problemas para pagar seus créditos e podem fazê-lo mais tarde, de acordo com as políticas do Banco.

Em relação ao setor pecuário nessas áreas afetadas, Valência afirmou que “temos um plano de alimentação para bovinos pronto, que será avançado graças a um acordo com a Agrosavia, para fornecer suplementos alimentares desenvolvidos por eles à base de milho, sorgo e panela Iniciaremos a distribuição de acordo com o censo dos municípios afetados pelas variações climáticas. “

Nesse caso, o ministro informou que há uma dotação próxima a US $ 8.000 milhões para iniciar 2020. “Esperamos identificar itens adicionais, que possam ser trabalhados através de acordos com sindicatos, prefeitos ou prefeituras”, disse o chefe da carteira agrícola.

Por outro lado, o funcionário pediu que os prefeitos realizassem conselhos municipais de gerenciamento de riscos, a fim de identificar os efeitos, o número de produtores, culturas, hectares e número de animais, para realizar um censo. e o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural apóiam essa população.