Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Peste Suína Clássica

Colômbia central e oriental declarada livre da peste suína clássica

Com a decisão internacional, mais de 90% do país está certificado como livre da doença

Colômbia central e oriental declarada livre da peste suína clássica

A Organização Mundial de Saúde Animal certificou uma ampla faixa da região central e oriental da Colômbia como livre da doença da peste suína clássica (PSC).

O diretor da área de erradicação da PSC e de saúde da associação Porkcolombia, Mario Peña, explicou que a decisão gera um voto de confiança na qualidade e segurança da carne suína colombiana e abre as portas para a possibilidade de futuras exportações.

A zona certificada como livre de PSC é formada pelos departamentos de Boyacá, Caquetá, Cauca, Cundinamarca, Huila, Meta, Santander, Tolima e Sur del Casanare.

Esta decisão que favorece o centro-leste da Colômbia se soma a outra semelhante anteriormente proferida pela Organização para outros departamentos do oeste da Colômbia, que deixa mais de 20 por cento das áreas de produção de suínos livres desta praga.

Explicou que este reconhecimento se baseia no relatório técnico apresentado à autoridade sanitária mundial em outubro de 2020 pelo Instituto Colombiano de Agricultura (ICA), sobre as ações e medidas implementadas para oferecer um produto saudável para o consumo humano.

Sobre as áreas pendentes de certificação, o significado para o país desta decisão e outros pontos relativos à produção de carne suína na Colômbia, ouça a entrevista de Al Campo, da Rádio Caracol, com Mario Peña, da associação Porkcolombia.