Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Status Sanitário

Colômbia recebe visita da OIE para retomar status sanitário livre de aftosa com vacinação

O país receberá, de 24 a 30 de novembro de 2019, uma comissão de especialistas da OIE que avaliará o plano de ação implementado pelo país

Colômbia recebe visita da OIE para retomar status sanitário livre de aftosa com vacinação

A Colômbia receberá a visita de uma comissão da Organização Mundial da Saúde, OIE, que verificará em campo o plano de ação que o Instituto Agrícola da Colômbia, ICA, está executando para garantir que a Colômbia recupere seu status saúde como um país livre de febre aftosa com vacinação.

Durante uma semana, especialistas da mais alta autoridade em saúde animal do mundo analisarão a situação em uma visita a três departamentos de fronteira, onde o Instituto apresentará o Programa Nacional de Febre Aftosa, a nova estratégia para proteger o país contra possíveis surtos e os resultados do trabalho articulado com outras autoridades do país, por meio do Centro Integrado ICA, INVIMA, POLFA / DIAN (CIIIP).

A comissão internacional visitará Arauca, onde conhecerá o projeto local de vacinação, o matadouro municipal, o procedimento para o controle do transporte durante a partida dos animais, o posto de controle interinstitucional em San Salvador e a coordenação epidemiológica regional.

Além disso, em sua excursão, você visitará em La Guajira os postos de controle sanitário localizados nos setores de Cuatro Vías e Paradero, o procedimento para o controle de movimentos de animais e o escritório local para verificar o sistema de emissão de Guias Sanitários de Mobilização Interna de Animais, GSMI.

Da mesma forma, o OIE estará em Cesar, onde opera uma das sedes regionais do CIIIP, e visitará a coordenação epidemiológica regional e a planta de benefícios.

Medida para manter o status em 2020

Como parte do trabalho para manter o status de saúde, uma vez restaurado no país, a ACI implementará uma estratégia diferenciada nas áreas de fronteira com a Venezuela, o que reduzirá o risco de novas ocorrências surtos de febre aftosa, garantindo que o status seja mantido em caso de possíveis eventualidades, sem afetar as exportações.

Essa medida também será avaliada pela OIE durante sua visita à Colômbia e servirá para fortalecer a saúde animal do país e a abertura de novos mercados internacionais, por meio da estratégia de diplomacia da saúde, liderada pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural. e a ACI.

Zona livre de zoneamento com vacinação

O zoneamento do país em quatro zonas livres de febre aftosa com vacinação também será avaliado durante a visita da missão da OIE. Essa estratégia permitirá, por meio da certificação independente das áreas, em um possível surto da doença em algumas delas, o status de livre de febre aftosa afeta apenas onde o foco foi apresentado, sem comprometer o estado de saúde dos demais. do país, o que impedirá o fechamento dos mercados.

Essa visita missionária é crucial para que a Colômbia demonstre competência técnica na erradicação de focos de febre aftosa no ano passado, as estratégias diferenciadas implementadas nas áreas de fronteira com maior risco à saúde e para que possa recuperar seu status de país livre este ano. febre aftosa com vacinação.

II ciclo de vacinação 2019

Por outro lado, com o objetivo de garantir a eficácia e a conformidade ideal do II ciclo de vacinação 2019 contra a febre aftosa e a brucelose bovina, a ACI e a Fedegan monitoram a conformidade com os requisitos e diretrizes para Organizações Executoras de Gado Autorizadas (OEGA), encarregadas da vacinação no local.

“Informamos à OEGA os aspectos técnicos, administrativos e operacionais que buscam garantir a eficácia do II ciclo vacinal de 2019. No entanto, o compromisso dos agricultores de vacinar todos os seus animais é essencial para manter o país livre febre aftosa e recuperação do estado de saúde ”, disse Deyanira Barrero León, gerente geral da ACI.

Para a execução do II ciclo de vacinação, a ACI, o dinamarquês e Fedegán implementam um piloto que facilita o gerenciamento estatístico dos dados, adaptando os documentos gerados (Registro Único de Vacinação, RUV e registro não vacinado) durante o dias de imunização contra a febre aftosa.

Essa estratégia, que inclui 20 projetos locais nos 15 regionais em que o país está dividido para vacinação, permite à OEGA coletar informações de fazendas vacinadas e não vacinadas com dispositivos móveis de captura (DMC), capturando coordenadas para georreferenciar as fazendas .

“Espera-se que, ao final do II ciclo de vacinação em projetos locais, o processo de coleta de informações no campo seja aprimorado, permitindo que seja armazenado no sistema de informações SAGARI no menor tempo possível; Os tempos de digitação são otimizados, as informações são geradas em menor tempo e com maior qualidade, além de georreferenciar as fazendas de criação de gado nos municípios selecionados, incluindo novas tecnologias que permitem informações mais rápidas, mais confiáveis ??e ecológicas, reduzindo o uso de papel “, disse José Félix Lafaurie, presidente da Fedegán.

O Instituto, com o apoio de Fedegán, agilizará os processos de sanção durante o ciclo de vacinação, entregando intimações e notificações aos agricultores que não foram vacinados em ciclos anteriores, colocando em risco o estado de saúde do país.