AveSui2021
Peste Suína Africana AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Suíno Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Sanidade

Colombia recupera status sanitário live de aftosa com vacinação

Na declaração, a OIE destacou as ações iniciadas e elogia o progresso feito pela Colômbia na implementação das recomendações da missão especializada

Redação
07-Fev-2020 10:14

O ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia, Andrés Valencia Pinzón, informou que o país alcançou mais uma vez o status sanitário de um país livre de febre aftosa com vacinação, depois de conhecer o Carta enviada pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a implementação da estratégia de Diplomacia em Saúde, liderada pelo Presidente Iván Duque.

"Acabamos de receber a comunicação oficial da Organização Mundial de Saúde Animal, que confirmou que em 5 de fevereiro a Colômbia goza do status de um país livre de febre aftosa com vacinação. Este é um anúncio muito importante para as 500.000 famílias de gado da Colômbia, porque abrem as portas dos mercados internacionais para exportação de carne ", afirmou o chefe do portfólio agrícola.

Por seu lado, o presidente Duque enfatizou que "essas são as notícias que esperávamos há meses e são boas notícias para os setores rurais, particularmente para o setor agrícola".

O ministro Valencia Pinzón disse que "com este documento viajaremos pelo mundo, promovendo a carne colombiana e, assim, expandir o comércio deste importante produto.

“Cumprimos os requisitos estabelecidos pelo OIE para recuperar o estado de saúde. Estamos realizando uma vacinação de emergência (ciclo realizado em janeiro e fevereiro para as áreas infectadas), o ciclo de vacinação, estudos de imunidade e a etapa do estudo de circulação viral para mostrar que o vírus da febre aftosa não está mais temos no país ”, explicou a gerente geral da ACI, Deyanira Barrero León.

Na declaração, a OIE destacou as "ações iniciadas e elogia o progresso feito pela Colômbia na implementação das recomendações da missão especializada da OIE".

AveSui2021_dentro

Além disso, a Organização explicou que é importante que a Colômbia aplique rigorosamente as disposições do Código Terrestre para impedir a entrada do vírus da febre aftosa no país.

O ministro Valencia Pinzón informou que continuará com o plano de Diplomacia da Saúde e unirá forças para tratar do caso particular da Venezuela ", onde não há controle oficial, um caso que poderia gerar uma afetação em todo o continente, descartando anos de esforços para alcançar e manter o estado de saúde ".

Segundo dados do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, entre janeiro e novembro de 2019, as vendas de carne bovina totalizaram mais de 16.346 toneladas, o que representou US $ 55,6 milhões.

 

Assuntos do Momento

Presidente da Aurora fala sobre expansão da produção avícola, exportações e perspectivas para 2021
23 de Fevereiro de 2021
Live

Presidente da Aurora fala sobre expansão da produção avícola, exportações e perspectivas para 2021

Neivor Canton irá explicar o projeto de crescimento da avicultura da cooperativa em 20%, destacando ainda a expectativa de ampliar os embarques de frango e carne suína para a China em live às 10 horas no canal TV Gessulli

Vigor que surpreende
23 de Fevereiro de 2021
Suplementação

Vigor que surpreende

Suplementação eletrolítica com aporte energético de rápida absorção garante mais vigor aos leitões durante a fase de desmame

AveSui2021_dentro
FCO aprova R$ 110 milhões para Cooperalfa investir em MS
24 de Fevereiro de 2021
Investimentos

FCO aprova R$ 110 milhões para Cooperalfa investir em MS

Cooperativa Agroindustrial Alfa vai instalar uma unidade de produção de leitões em Sidrolândia (MS)

Duas pandemias e Brexit deixam o setor suíno do Reino Unido em perigo
24 de Fevereiro de 2021
Mercado Externo

Duas pandemias e Brexit deixam o setor suíno do Reino Unido em perigo

Os preços dos suínos, especialmente de fêmeas, estão despencando, enquanto os custos da ração disparam
 

Sanidade Suídea do IMA discute Plano Integrado de Vigilância
22 de Fevereiro de 2021
Sanidade

Sanidade Suídea do IMA discute Plano Integrado de Vigilância

Plano Integrado amplia o escopo das doenças-alvos de vigilância para Peste Suína Clássica (PSC), Peste Suína Africana (PSA) e Síndrome Respiratória Reprodutiva Suína (PRRS

Huawei investe na criação de porcos após perdas em celulares
22 de Fevereiro de 2021
Tecnologia

Huawei investe na criação de porcos após perdas em celulares

Impedida de acessar componentes vitais para a fabricação de novos aparelhos, a gigante de telecomunicações chinesa busca outras fontes de receitas.

Mais assuntos do momento