Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Conteúdo Técnico

Com inovações, materiais agregam economia na obra e ganhos produtivos aos animais

O uso de coberturas térmicas auxilia no controle do ambiente interno dos galpões, possibilitando níveis adequados de temperatura e umidade. Estruturas de aço também se mostram econômicas para construções rurais

Com inovações, materiais agregam economia na obra e ganhos produtivos aos animais

Os materiais e soluções oferecidas para a construção de galpões em propriedades com criação animal têm avançado significativamente, agregando agilidade na instalação, aspectos que favorecem o bem-estar e maior economia ao longo de toda a obra. As empresas do segmento de construção civil passaram também a olhar com mais atenção para o mercado agro, desenvolvendo soluções específicas para granjas de suínos e aves, por exemplo.

Um dos pontos centrais de qualquer tipo de projeto civil é uma criteriosa avaliação de viabilidade econômica, o que é decisivo para a definição dos materiais a serem aplicados na obra. Tendo em mãos os custos e as projeções de rentabilidade futura com a atividade produtiva, fica mais fácil tomar a decisão mais adequada.

“Com a análise de payback, o produtor consegue avaliar se os materiais aplicados terão a durabilidade que ele espera, garantindo a viabilidade de todo o investimento feito”, comenta Adriano Johann, representante Comercial exclusivo da Maiper, que trabalha com soluções metálicas para projetos de construção, e que tem investido fortemente no mercado agro.

Para o especialista Emerson Barnabe, coordenador Comercial de Vendas Técnicas da Saint-Gobain, que detém empresas e marcas como Brasilit e Isover, e vem crescendo em atuação no segmento de galpões para criação animal, com o exponencial aumento da demanda por carne de frango e suína e exigências por bem-estar animal e maior desempenho zootécnico, o produtor deve considerar no momento da definição do tipo de material para sua obra, produtos e soluções que, além de segurança e qualidade, também possibilitem novos ganhos de produtividade.

“Um bom exemplo é a aplicação de produtos na cobertura dos galpões que atuem na melhoria térmica do ambiente interno, criando condições mais favoráveis para o bem-estar e para que o animal possa expressar todo o seu potencial produtivo”, destaca Banabe.

O uso de materiais de alta qualidade e apropriados ao perfil da obra agregam outras características também. Esses produtos podem atuar na redução do consumo de energia elétrica e gás, comumente utilizados para se manter níveis adequados de ambiência dentro dos galpões, economizando significativamente nos custos de produção.

Confira a matéria completa na edição 304 da revista Suinocultura Industrial