UDG Laranjeiras do Sul

Com investimentos de R$ 18 milhões, Agroceres PIC inaugura maior Unidade de Disseminação de Genes da América Latina

UDG Laranjeiras do Sul, no Paraná, faz parte do projeto de expansão do negócio de Genética Líquida da empresa e permitirá ampliar o atendimento e acelerar a velocidade de disseminação de genes superiores nas granjas brasileiras

EmpresasA Agroceres PIC inaugura no dia 1º de junho, no município de Laranjeiras do Sul, no Paraná, uma nova Unidade de Disseminação de Genes (UDG) no Brasil. O empreendimento é mais um passo importante dentro do projeto de expansão de seu negócio de Genética Líquida e permitirá a empresa não só ampliar o atendimento a seus clientes, como acelerar a velocidade de disseminação de genes superiores nas unidades de produção brasileiras.

Com investimento de aproximadamente R$ 18 milhões, a UDG Laranjeiras do Sul é a maior e mais moderna de toda a América Latina. A unidade possui capacidade para alojar 800 reprodutores de alto valor genético e potencial para processar 1,2 milhão de doses inseminantes por ano. Com esse volume, se dirigido exclusivamente para atualização genética de linhas maternas, a UDG Laranjeiras do Sul poderia atender um plantel estimado de 800 mil fêmeas ou produzir 20 milhões de cevados ao ano, o que representa cerca de metade da produção brasileira.

“A inauguração da UDG Laranjeiras do Sul é a consolidação de um trabalho que foi semeado há seis anos quando decidimos introduzir o conceito de Genética Líquida no Brasil. Esta nova unidade nos permitirá ampliar o suporte aos nossos clientes, assegurando acesso a uma tecnologia capaz de agregar mais qualidade genética a seu plantel e, consequentemente, mais eficiência e rentabilidade a seu negócio”, afirma Alexandre Furtado da Rosa, Diretor Superintendente da Agroceres PIC.

A UDG Laranjeiras do Sul foi construída para atender a demanda da rede de multiplicadores de material genético Agroceres PIC, de parceiros Multiplicadores de Rebanho Fechado (MRF) e demais clientes instalados nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As primeiras doses de Genética Líquida da unidade paranaense devem chegar ao mercado no mês de agosto.

Com essa nova UDG, a Agroceres PIC consolida a maior e mais avançada estrutura de Genética Líquida da América Latina, com capacidade total instalada para produzir anualmente mais de 3 milhões de doses inseminantes ao ano. De acordo com Furtado da Rosa, mais uma UDG será inaugurada pela empresa até o final deste ano, em Itabirito, Minas Gerais.

Centro de excelência tecnológica

A UDG Laranjeiras do Sul possui mais de 6,5 mil m2 de construção e está instalada em uma área total de 40 hectares. Destes, 18 hectares são destinados à Área de Proteção Permanente (APP), garantindo o completo isolamento da produção e o máximo status de biossegurança.

Concebida a partir dos mais modernos parâmetros construtivos e tecnológicos, pode ser comparada as UDGs mais avançadas do mundo. Os ambientes são totalmente climatizados e controlados com pressão de ar positiva, conceito inédito no País. Filtros de ar microbiológicos impedem a entrada de agentes infecciosos. Tudo isso monitorado em tempo real por um sistema de Gestão de Ambiência.

Nas etapas de coleta, análise e processamento do sêmen tudo é feito seguindo rigorosos protocolos de qualidade genética e sanidade. De última geração, o laboratório possui equipamentos sem similares no Brasil. Também não há contato entre os profissionais que trabalham com os animais e no laboratório. A transferência das doses, por exemplo, é feita via sistema pneumático, impedindo assim, contaminação cruzada.

Uma vez produzidas, as doses são armazenadas em salas climatizadas. Para a expedição, transporte e entrega do produto, a Agroceres PIC desenvolveu um sistema logístico inédito e exclusivo, chamado GL-Log.  O GL-Log integra todas as etapas produtivas e de entrega da Genética Líquida e permite monitorar e controlar diferentes variáveis envolvidas nos pedidos, expedição e transporte do produto, assegurando rastreabilidade e máxima qualidade e segurança das doses, desde sua saída da UDG até a chegada às unidades de produção dos clientes.

A entrega das doses é feita por uma frota de veículos equipada com conservadoras próprias para sêmen, com temperatura interna rigidamente controlada, rota pré-estabelecida a partir de critério sanitário e rastreados via satélite.

Dupla quarentena e gestão genética

A UDG Laranjeiras do Sul possui ainda um sistema de dupla quarentena para 160 animais, certificada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). São dois galpões (totalmente climatizados e equipados com filtragem de ar) que garantem total segurança sanitária e maior fluxo genético à unidade.

O valor genético dos reprodutores em coleta também é rigorosamente monitorado. Para tanto, a UDG Laranjeiras do Sul vai utilizar um programa de Gestão Semanal da Evolução Genética dos animais. A reposição dos machos reprodutores será feita com base na metodologia de Tempo Ótimo de Descarte, via gerenciamento de índices e com taxa de reposição anual maior que 100%. Isso significa que somente reprodutores do topo da pirâmide de melhoramento genético serão utilizados para a coleta.

“Com mais essa moderníssima UDG reafirmamos nosso compromisso de contribuir com a evolução da suinocultura. Nosso foco é atender bem nossos clientes, oferecendo soluções inovadoras”, afirma Furtado da Rosa. “Com a Genética Líquida que sairá destas instalações o produtor poderá promover a atualização genética do seus planteis de forma contínua, sem a necessidade de manter em sua propriedade a estrutura de uma central. Com isso, ele pode voltar seu foco àquilo que sabe fazer de melhor, que é produzir suínos”, conclui.