Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Meio Ambiente

Combate ao desmatamento

<p>Segundo Lula, o governo federal quer tratar os produtores da Amazônia como "parceiros".</p>

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem, durante o programa de rádio “Café com o Presidente”´, que o governo federal quer tratar os produtores da Amazônia como “parceiros”. De acordo com o presidente, o governo vai regularizar 300 mil propriedades e buscar parcerias com os governos estaduais e municipais para garantir que o produtor rural não “desmate desnecessariamente”.

“Queremos trabalhar junto com os governadores do Norte do país, com os prefeitos das 43 cidades responsáveis pelo maior percentual de desmatamento, uma parceria para que a gente combine a produção agrícola, a utilização correta da floresta para produzir madeira e, ao mesmo tempo, garantir que o governo federal vai contribuir com a população que vai preservar”, afirmou Lula. Segundo o presidente, o governo ajudará o pequeno produtor a reflorestar, pagando R$ 100 por mês. O presidente Lula também destacou o desempenho do programa Mais Alimentos, lançado em julho de 2008, e lembrou que, apesar da seca no Sul do país e das enchentes no Nordeste, o incremento na produtividade foi de 7,8 milhões de toneladas. “A agricultura familiar conseguiu um resultado extraordinário”, disse o presidente. A produção de leite dentro do programa teve um aumento de 18,25% e a de mandioca cresceu 13,4%.

Para o presidente, nos primeiros dez meses, o programa cumpriu o papel de estimular o pequeno agricultor, aumentar a produção de alimentos e a produção industrial de tratores para a agricultura familiar.