Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Começa jornada científica do X Congresso da Abraves

Um grande número de pessoas participou das palestras realizadas nesta manhã.

Redação SI 16/10/2001 (Porto Alegre-RS) – Cerca de 700 pessoas participaram das primeiras palestras do X Congresso da Abraves realizadas agora de manhã no Centro de Eventos da PUC, em Porto Alegre (RS). Dando início a jornada científica o professor da Universidade de Minessota (EUA), Thomas Blaha falou sobre a segurança alimentar e sobre a redução na presença de Salmonella na cadeia de produção da carne suína.

Mas a palestra que mais chamou a atenção dos participantes esta manhã foi “Zoonoses associadas à cadeia alimentar” ministrada pelo professor Italmar Navarro, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Em sua apresentação, Navarro falou sobre os problemas causados pela toxoplasmose tanto para a saúde animal quanto para a saúde pública. “Existe ainda muita desinformação sobre essa zoonose”, afirmou Navarro.

Segundo ele, a toxoplasmose é uma das principais causadoras de abortos em suínos em várias regiões do Brasil atualmente. Sua infecção se dá por via fecal ou oral, através da ingestão da carne ou de forma congênita. A incidência da infecção depende de uma série de fatores. Entre os principais estão o tipo e a forma de criação dos suínos, a prevalência de gatos dentro da propriedade, a qualidade da água, a presença de roedores e o tipo de alimentação.

Já entre os fatores de risco de contaminação, Navarro destacou o histórico de problemas reprodutivos na granja, o sistema de criação, o acesso de caninos e felinos aos comedouros, a presença de áreas alagadiças dentro da granja, lâminas dágua nas instalações etc. “A contaminação pode acontecer nas granjas e sendo assim é responsabilidade do veterinário. Desta forma, cabe a nós reunir conhecimentos e desenvolver ferramentas que evitem essa contaminação”, afirma.

No que se refere a saúde pública Navarro destacou que a toxoplasmose é uma das principais responsáveis pela perda de visão humana e está entre as cinco doenças que mais matam portadores do vírus HIV.