Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nutrição

Como conseguir que leitões pequenos comam mais?

Pesquisadores da Holanda analisaram os efeitos sobre o consumo de ração

Como conseguir que leitões pequenos comam mais?

Cientistas, ligados à Wageningen University and Research , publicaram a pesquisa na revista Applied Animal Behavior Science . Eles descrevem um ensaio que testou o comportamento alimentar de leitões quando diferentes dietas foram fornecidas a eles.

A hipótese do estudo era que a apresentação da ração de forma mais diversificada, variando as múltiplas propriedades sensoriais, estimula o consumo de ração pré-desmame. Estimular o consumo de alimento sólido em leitões em aleitamento é importante para facilitar a transição do desmame, exemplificado pela correlação positiva entre o consumo de ração pré e pós-desmama.

Os leitões receberam ração ad libitum a partir de dois dias de idade em dois comedouros. A ração A  foi uma dieta experimental do grupo de nutrição animal da universidade. As configurações da extrusora variaram de forma intencional durante a produção, resultando em diferenças na textura, comprimento e dureza da pastilha para criar diversidade.

A ração B é uma dieta comercial chamada Baby Big XL, da Coppens Diervoeding, na Holanda. A alimentação foi um sedimento de 14 mm de diâmetro, com um comprimento de 10-20 mm e uma dureza de 6,8 kg

O grupo 1 (diversidade dietética (DD), incluindo 10 ninhadas) recebeu ração A e ração B que diferiram no método de produção, tamanho, sabor, composição do ingrediente e perfil de nutrientes, odor, textura e cor.

O grupo 2 (sabor novidade (FN), incluindo 9 litros) recebeu a ração A apenas em ambas as taças a partir dos 2 dias de idade. A partir do 6º dia de idade, os sabores (isto é, substâncias para influenciar a percepção sensorial da ração em relação ao seu sabor e cheiro) foram adicionados para alimentar A em uma tigela em uma ordem diária e seqüencial.

O comportamento alimentar foi estudado pesando restos de ração e por observações vivas. Observações também foram usadas para discriminar ‘comedores’ de ‘não-comedores’. Além disso, os comedores foram agrupados em diferentes classes (ou seja, bons, moderados e ruins).

O fornecimento de ração A e B aumentou em 50% o consumo de ração antes do desmame em comparação com o fornecimento somente da ração A (com e sem sabores adicionais). Os leitões que receberam ração A e B não tiveram preferência geral em termos de consumo de ração para a A ou B, indicando que o consumo de ração pré-desmama aumentou devido a uma ingestão aumentada de ambas as rações.

Esses resultados corroboram a hipótese dos pesquisadores de que quanto mais diversificadas forem as rações fornecidas em termos de propriedades, maior será a ingestão. Espera-se que a razão para isto seja a saciedade sensorial específica ou a motivação intrínseca dos leitões para explorar.