Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Revista

Como o Brasil enfrentou a PSA em 1978 e se tornou área livre seis anos depois

A Peste Suína Africana (PSA) chegou ao Brasil em 1978, e a revista Suinocultura Industrial, na época parte integrante da Avicultura Industrial, acompanhou cada medida até a declaração de área livre da doença em 1984

Como o Brasil enfrentou a PSA em 1978 e se tornou área livre seis anos depois

Por Caroline Mendes

O Brasil já sofreu com surtos de Peste Suína Africana (PSA) na década de 1970. Conforme editorial da revista Suinocultura Industrial à época, o vírus chegou ao país em 1978, através de restos alimentares de aviões internacionais destinadas à alimentação de suínos de subsistência.

O primeiro caso foi diagnosticado no Rio de Janeiro, sendo que um mês depois nove focos foram confirmados. Na época, o presidente Ernesto Geisel assinou decreto convocando as forças armadas e policiais para o combate do vírus.

VEJA AINDA: O Brasil está fazendo o suficiente para se proteger da PSA?
 

O mesmo decreto trouxe medidas para contenção dos surtos, como a proibição do transporte de suínos e também de carnes e derivados; não introdução de novos animais aos plantéis; proibição de visitas as pocilgas; desinfecção das pocilgas; incineração ou enterro de todo lixo urbano; impedir acesso de pessoas e animais a aterros sanitários; impedir transporte de lixo ou lavagens por terceiros; fiscalização do trânsito de suínos e subprodutos; sacrifício, enterro e incineração das carcaças; coibir comercializações clandestinas de suínos e subprodutos.

Confira a matéria completa clicando aqui.

Suinocultura 2019