Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Processamento

Comparativa dos principais achados nosográficos em leitões e suínos terminados abatidos em Portugal

No presente estudo, procedeu-se a análise dos dados correspondentes a condenações por lesões patológicas identificadas pela inspeção sanitária da DGAV (2016)

Comparativa dos principais achados nosográficos em leitões e suínos terminados abatidos em Portugal

.A realização da inspeção ante e post-mortem das várias espécies de animais de açougue executada em matadouros possibilita o levantamento de dados estatísticos sobre a ocorrência de diversas condições patológicas, subsidiando a vigilância epidemiológica e aprimorando o controle sanitário dos rebanhos. Para além disso, permite assegurar a obtenção de produtos alimentares de qualidade distribuídos ao mercado consumidor, garantindo a segurança alimentar. Assim sendo, o presente estudo epidemiológico retrospectivo teve como objetivo avaliar a prevalência de entidades patológicas identificadas pela inspeção sanitária em leitões e suínos terminados abatidos em matadouros registados na Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), particularmente no serviço responsável pela inspeção sanitária que pertence ao Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural de Portugal. Considerando que Portugal é um Estado-Membro da União Europeia, este país tem de seguir o Regulamento da Comunidade Europeia 854 (2004) relativo à legislação respeitante aos gêneros alimentícios.

Material e Métodos

No presente estudo, procedeu-se a análise dos dados correspondentes a condenações por lesões patológicas identificadas pela inspeção sanitária da DGAV (2016) realizada durante os anos de 2014 e 2015 em 72 matadouros de suínos terminados e 51 estabelecimentos de abate de leitões localizados em Portugal, os quais foram disponibilizados pelo Sistema de Informação do Plano de Aprovação e Controle dos Estabelecimentos (SIPACE) (2016). Em 2014 e 2015, foram abatidos 4.457.741 e 4.564.306 suínos terminados, bem como 1.010.820 e 1.148.025 leitões, respectivamente.

 

Leia o conteúdo na íntegra clicando aqui. 

.