Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Conteúdo Técnico

Compostagem como destinação de carcaças de suínos

Em granjas de pequeno e médio porte, a compostagem dos suínos mortos e demais resíduos, pode ser uma boa solução, pois se mostra como uma ferramenta ambientalmente correta e econômica, se comparada a outros métodos

Compostagem como destinação de carcaças de suínos

O suíno moderno passou por expressivo aprimoramento através do cruzamento de raças puras visando uma maior produtividade, tornando a espécie economicamente viável. Em consequência ao melhoramento genético e a todas as tecnologias aplicadas, tem-se um expressivo crescimento na produção, fato comprovado por dados da ABPA (2018), que posiciona o país como o quarto maior produtor de carne suína do mundo, produzindo aproximadamente 3,759 milhões de toneladas em 2017.

Com uma produtividade tão elevada, surgem os desafios da destinação adequada dos animais mortos e restos de parição gerados nas granjas suinícolas. Diante da necessidade de se minimizar os impactos ambientais e se adequar a biossegurança, a busca por soluções para destinação destes resíduos durante o ciclo produtivo, representa parte fundamental para o contínuo desenvolvimento do setor.

Leia o artigo completo na edição 287 da Suinocultura Industrial