Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Congresso Abraves 2009 será realizado em Minas Gerais

<p>A cidade ainda não está definida. A escolha será entre Belo Horizonte e Uberlândia. Fernanda Almeida professora da Universidade Federal de Minas Gerais, é a nova presidente nacional da Abraves.</p>

Redação SI (19/10/2007) – Minas Gerais foi o Estado escolhido para sediar a próxima edição do Congresso da Abraves. A decisão foi tomada na tarde de ontem (18/10) durante a Assembléia Geral da Abraves.

Está será a segunda vez que o maior evento técnico-científico da suinocultura brasileira vai ser realizado em Minas Gerais. Em 1999, Belo Horizonte sediou o Congresso.

A decisão foi por aclamação, já que apenas a Abraves mineira apresentou candidatura. Desta forma, a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fernanda Almeida assume a presidência nacional da Abraves. Fernanda também exercerá, ao menos inicialmente, a presidência do Congresso. Essa é a segunda vez que a Abraves nacional será presidida por uma mulher (a pesquisadora Isabel Sheid foi a primeira a ocupar o cargo).

Entidade ativa – A Abraves de Minas Gerais é hoje uma das mais ativas do País. Nos dois últimos anos realizou três encontros técnicos e 10 palestras técnicas para a atualização dos médicos veterinários e técnicos mineiros especializados em suinocultura.

 “A Abraves mineira é uma entidade constituída e atuante. Minas Gerais é também um importante pólo da suinocultura brasileira”, afirma Fernanda. “Queremos, através da realização do Congresso, congregar nacionalmente os médicos veterinários e técnicos do setor e estimular o intercâmbio e a transferência de conhecimento científico suinícola entre todas as regiões brasileiras”, explica.

Segundo Fernanda, a realização do congresso em Minas Gerais vai facilitar a participação de profissionais de todas as regiões do País devido à localização estratégica do Estado. O local exato para a realização do congresso ainda não está definido. A escolha será feita entre as cidades de Belo Horizonte e Uberlândia. “Ambas as cidades têm boa localização e infra-estrutura com dois grandes centros de convenção e ótima rede hoteleira”, afirmou a nova presidente da Abraves Nacional.

Reunião nacional – A Assembléia Geral da Abraves contou com a participação dos presidentes das regionais do RS, SC, PR, MG, GO, MT e CE. Como de praxe, cada representante fez um breve relato das atividades realizadas no último biênio por cada unidade regional da Abraves.

Durante as discussões, no entanto, uma decisão chamou a atenção. A exemplo do IPVS, a Abraves nacional decidiu adotar o modelo de pré-candidaturas para a realização do evento. Assim, ao final de cada Congresso da Abraves, além da apresentação das candidaturas serão também definidos os pré-candidatos do evento seqüente. Neste ano apenas Minas Gerais apresentou candidatura. Mas São Paulo e Paraná já pleiteiam a organização do Congresso da Abraves em 2011. Embora posta em vigor já nesta edição, a decisão ainda terá de ser ratificada em nova reunião para constar no estatuto da entidade.

Para ver a cobertura completa do 13o. Congresso da Abraves acesse: http://www.gessullinaabraves.com.br/