Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Congresso da Intersolar 2019 terá como foco quatro temas principais

Palestras e mesas-redondas circularão em torno dos assuntos “geração centralizada, geração distribuída, financiamento e cadeia produtiva”

Congresso da Intersolar 2019 terá como foco quatro temas principais

O mercado de energia solar no Brasil se consolida ano após ano como uma das matrizes energéticas que mais recebe investimentos no país. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), em parceria com a Clean Energy Latin America (CELA), o segmento movimentou cerca de R$ 9 bilhões em 2018, cifra que demonstra o grande potencial de desenvolvimento do setor no país, que ainda apresenta um grande caminho a ser percorrido para que a matriz seja competitiva e acessível a toda a população. Para ampliar este debate, a cidade de São Paulo receberá mais uma edição da Intersolar South América, a maior iniciativa da América Latina voltada à área energia solar. O evento será realizado nos dias 27, 28 e 29 de agosto, no Expo Center Norte.

Ao longo dos três dias de evento, a Intersolar será palco das principais discussões em termos de desenvolvimento do setor, os desafios, as oportunidades e as projeções que nortearão os rumos dessa área ao longo dos próximos anos. As atividades da edição 2019 terão temas-chave que irão balizar as palestras, workshops e mesas redondas previstas na programação: geração centralizada, geração distribuída, financiamento e cadeia produtiva.

Os temas-chave do primeiro dia do programa serão geração centralizada – ou seja, projetos em escala de utilidade, acima de 5 MW, comercializados comercializados em leilões de energia regulados pelo governo federal e por meio de PPAs diretas no mercado livre de eletricidade – e investimentos na energia solar. indústria de energia. Para iniciar os trabalhos será realizada uma mesa redonda com gerentes da CELA, um player que presta assessoria financeira a empresas e investidores do setor de energia renovável da América Latina e de importantes instituições financeiras: o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Itaú BBA., International Finance Corporation Brasil (IFC Brasil), a plataforma de investimentos Vinci Partners e Climate Bonds Initiative.

Dados da Absolar apontam que, hoje, são mais de 2.000 megawatts (MW) em usinas de geração centralizada solar fotovoltaica em operação no Brasil. Ao todo, foram mais de R$ 10 bilhões em investimentos privados injetados no país desde 2014, gerando mais de 50 mil postos de trabalhos nas localidades onde os projetos foram implantados. “A energia solar fotovoltaica está conquistando espaço no mercado livre de energia, ou seja, os consumidores podem comprar de fontes alternativas à concessionária que atua na região. Mas, para que isso se torne cada vez mais frequente, é preciso ajustar os melhores modelos de financiamento”, afirma Rodrigo Sauaia, diretor executivo da Absolar.

Ainda sobre este tema, serão realizadas outras cinco palestras que terão como referência o assunto Construção, Operação, Manutenção e Inovação para Projetos de Geração Centralizada. Com a quantidade de projetos que já operam no Brasil, o mercado começa a desenvolver novas áreas que darão suporte ao segmento, como O&M (Organization & Methods), avaliação de desempenho de sistemas, incorporação de novas tecnologias e aprimoramento de processos com melhores práticas de operação e manutenção de usinas. Participarão das palestras a Absolar, Enel Green Power Participações, Engie Solar, Biosar Brasil e Carpe Vie Engenharia.

Outro tema de destaque na edição deste ano é a “geração distribuída”, termo utilizado para fazer referência à energia gerada próxima ou no local de consumo. A palestra “O Futuro da Geração Distribuída Solar Fotovoltaica no Brasil” trará à discussão a resolução normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) Nº 482/2012, que determina novas nomenclaturas para microgeração e minigeração distribuída, e novos critérios de medição: potência instalada superior a 75kW e menor ou igual a 5MW. Na oportunidade, entidades como a Absolar, ANEEL, Sebrae MT e AES Tietê também abordarão temas como as melhorias nos métodos de medição de rede, novas tecnologias e modelos de negócios na área de energia solar e as recentes inovações regulatórias e de mercado para a geração distribuída no Brasil e no mundo.

Como o setor solar fotovoltaico brasileiro pode buscar novas formas de aumentar sua competitividade e atingir novos mercados? Esta pergunta será respondida na palestra sobre Tendências para a Cadeia Produtiva Solar Fotovoltaica, outro tema de destaque na programação da Intersolar South America 2019. Neste painel, executivos de entidades como a Absolar, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e a empresa Flextronics International Tecnologia trarão informações sobre as recentes inovações implementadas no segmento de energia solar fotovoltaica, pesquisas e desenvolvimentos em curso no setor, competitividade, garantia de qualidade, desempenho, segurança e durabilidade de equipamentos.

As inscrições para os três dias de congresso estão disponíveis no website oficial do evento e podem ser feitas por meio do link: https://www.intersolar.net.br/pt/inicio.

Sobre a Intersolar

Intersolar South America 2019, a maior feira e conferência da América Latina para a indústria solar, acontecerá no Expo Center Norte em São Paulo, Brasil, de 27 a 29 de agosto de 2019, e terá como foco as áreas de energia fotovoltaica, produção fotovoltaica e tecnologias solares térmicas. Na Conferência Intersolar da América do Sul, especialistas renomados esclarecem tópicos importantes do setor.

Em 2018, a Intersolar South America recebeu mais de 20.000 visitantes e mais de 1.500 participantes da conferência no Expo Center Norte de São Paulo. 260 + expositores exibiram seus produtos – um aumento de mais de 40% nos últimos dois anos.

Combinando expertise local e internacional, a Intersolar South America reúne os setores PV e ST para discutir o status atual e as tendências estratégicas para os mercados fotovoltaicos latino-americanos, bem como inovações tecnológicas e novas oportunidades de negócios. Especialmente agora, como um número crescente de projetos de geração distribuída está programado para se tornar operacional. No geral, a DG está impulsionando o mercado brasileiro, especialmente porque a venda de energia excedente foi isenta de impostos em todos os estados do Brasil.

A Intersolar South America faz parte da principal série de exposições do mundo para a indústria solar. Ela une pessoas e empresas de todo o mundo com o objetivo de aumentar a participação da energia solar em nosso fornecimento de energia. Desde sua fundação em 1991, a Intersolar se tornou a mais importante plataforma industrial para fabricantes, fornecedores, distribuidores, provedores de serviços e parceiros da indústria solar. A partir de 2019, a Intersolar South America será realizada sob o guarda-chuva The Smarter E South America pela primeira vez.

Para mais informações sobre a Intersolar South America, visite: www.intersolar.net.br.

Organizadores: A Intersolar South America é organizada pela Solar Promotion International GmbH, Pforzheim, Freiburg Management e Marketing International GmbH (FMMI) e Aranda Eventos & Congressos Ltda, São Paulo como co-organizadora.

Serviço: Intersolar South America

Data: 27-29 agosto, 2019

Horários da feira: 12:00 – 20:00

Horários do congresso: 9:00 – 20:00

Expo Center Norte – São Paulo – SP

Para mais informações sobre a Intersolar, visite: https://www.intersolar.net.br/pt/inicio.html

Visite nossa página no Facebook: www.facebook.com/Intersolar