Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Conheça a programação do curso de mestrado em agronegócio na França

Os interessados podem pertencer a diversas áreas como engenharia, administração, economia e ciências agrárias.

Da Redação 18/09/2002 – A Sociedade Rural Brasileira (SRB) e a ESA (Escola Superior de Agricultura) de Angers (França) celebraram convênio recentemente para que brasileiros façam naquele País curso de mestrado em agribusiness. A medida visa a acelerar o processo de integração entre os blocos econômicos, como Mercosul e União Européia, esta última maior consumidora de produtos brasileiros no velho continente.

Os interessados podem pertencer a diversas áreas como engenharia, administração, economia e ciências agrárias. O programa do primeiro semestre aborda as disciplinas básicas que se deve cursar para ter um bom conhecimento do agribusiness. Já o do segundo semestre cursado na ESA de Angers estrutura-se em torno de quatro blocos: economia dos mercados internacionais de produtos agropecuários, prática do trading internacional de produtos agropecuários (com enfoque na realidade das trocas entre Mercosul e União Européia), marketing internacional e técnicas de comércio internacional de produtos agro-alimentares (com abordagem especifica do mercado europeu), aspectos políticos e culturais das relações entre a União Européia e o Mercosul.

O segundo semestre começa no final de setembro e encerra-se no final de dezembro. As disciplinas são ministradas na ESA por docentes das escolas da FESIA (Fédération des Ecoles Supérieures d”Ingénieurs en Agriculture), professores estrangeiros convidados e os melhores especialistas profissionais franceses. Até o final de novembro, o idioma utilizado será o inglês. A partir de dezembro, será usado o francês. Os mestrandos brasileiros aprenderão francês a partir de setembro.

O terceiro semestre, efetuado na Europa, é dedicado ao estágio e à dissertação de mestrado. O estágio numa empresa européia de agronegócio possibilita uma abordagem direta e concreta das realidades do agribusiness europeu. Com base o estudo realizado durante os seis meses de estágio (janeiro-junho), o aluno deve redigir uma dissertação e defendê-la perante uma banca examinadora.

Interessados podem entrar em contato com a Sociedade Rural Brasileira: (11) 0800-140666 ou
[email protected]