E-commerce

Consumidores já podem comprar carne suína direto da indústria pela internet

O RPF Group, quarto maior produtor de proteína suína do Paraná, iniciou no final do ano passado a venda on-line, via aplicativos, de cortes congelados e  produtos defumados

Redação, com informações RPF Group
01-Jun-2022 09:17

A pandemia da Covid-19 trouxe inúmeras adversidades à população mundial, mas também reforçou uma tendência: a comercialização de produtos e serviços por meios digitais. Práticas, rápidas e seguras, as vendas on-line vêm mudando os hábitos do consumo e quase tudo pode ser comprado com poucos cliques.

Sintonizado com esse novo comportamento do consumidor, o RPF Group - quarto maior produtor de proteína suína do Paraná, que está no varejo sob a  marca Rainha Alimentos  - iniciou no final do ano passado a venda on-line, via aplicativos, de cortes congelados e  produtos defumados.

De acordo com Diego Aguiar, gestor de marketing da RPF, o desafio de vender  carnes on-line era superar o hábito do consumidor em ‘ver o alimento’ antes de comprar. “Superamos esse obstáculo unindo a tecnologia dos aplicativos de vendas de alimentos à relevância criada pela marca, ou seja, a confiança dos nossos consumidores. Hoje a tela do celular é o novo canal de compra: facilita a entrega, a escolha e, também, proporciona um precinho especial para que o cliente adquira o produto”, assegura.

Para entrar nesse nicho de mercado, a indústria precisou fazer algumas adequações e se encaixar nas vendas de varejo. Entre as mudanças estão a disponibilidade de produtos por unidade, o controle diferenciado de estoques e o desenvolvimento de novos produtos, em quantidades fracionadas, como o bacon em cubos de 500 gramas e o bacon de pernil, em tabletes de 400 gramas.

O gestor de marketing  da RPF avalia que a receptividade do público à novidade de comprar carnes sem sair de casa tem sido bastante positiva. “No início o mais interessante foi a procura dos proóprios colaboradores da RPF em comprar, visto que antes não conseguiam adquirir nossos produtos diretamente, a não ser nos supermercados. Depois, registramos a compra e recompra dos consumidores, que voltaram com elogios tanto à qualidade do produto entregue, quanto à forma de apresentação - embalagem, sacola e até à questão de chegar ainda congelado, bem conservado”, explica.

Outro canal de vendas on-line usado pela empresa é o WhatsApp, que começou a operar em março deste ano. Por este canal o consumidor tem contato direto com a loja virtual da RPF. No início da compra ele recebe um catálogo demonstrativo com os produtos disponíveis e seus respectivos preços. “Pelo Whats também soltamos várias promoções especiais, liberamos frete grátis para compras a partir de R$ 30 e os consumidores recebem, em primeira mão, as novidades da loja virtual”, destaca Diego Aguiar.

Para pedir produtos diretamente na RPF e usufruir dessas vantagens o consumidor deve entrar em contato pelo  (43) 99124-2788. O serviço de entrega para compras feitas pelo WhatsApp está disponível para Londrina e região metropolitana.

Com o sucesso das vendas on-line diretas ao consumidor, nos próximos meses a empresa pretende expandir a comercialização digital para outros públicos, como o pequeno varejista, que muitas vezes tem dificuldade de atendimento e de acesso aos produtos da indústria.

Mercado Interno

Mesmo com entrada de 2ª quinzena, preços no mercado de suínos sobem

Segundo pesquisadores do Cepea, no caso do animal vivo, esse movimento de reação é influenciado pela baixa disponibilidade de suíno em peso ideal para abate, pelo clima ameno e por eventos festivos que favorecem o consumo

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão
Seguro Rural

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão

Segundo nota da entidade, o crédito extra é necessário para garantir a cobertura do plantio da próxima safra de verão 2022/23

21 de Junho de 2022
Exportações

Exportações de carne suína diminuem, mas mercado interno dá sinais de ajuste de oferta

Veja o panorama completo do mercado interno e externo de suínos durante o mês de junho

Aumento da margem de carne suína na China pode beneficiar grandes indústrias, como JBS e BRF
Mercado

Após a redução no rebanho que vinha ocorrendo em função da diminuição da margem de carne suína na China, maio foi o primeiro mês de aumento do rebanho em 2022

Produção global de carne suína em 2022
22 de Junho de 2022
Comentário Suíno

Produção global de carne suína em 2022

Por Osler Desouzart, CEO da ODConsulting

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina

“No total mais ou menos nós argentinos consumimos 110 kg de carne por ano e agora caiu para 47 kg, segundo os últimos dados que são de 2021”, disse Mariela Bernardi, administradora do Mercado Concentrado Posadas.