Santa Catarina

Convênio destina veterinário para inspeção nos frigoríficos da Saborense

Formada por frigoríficos que abatem suínos, bovinos e ovinos, a central de<em> compras </em> oportuniza que o consumidor tenha acesso a pequenas marcas

Convênio destina veterinário para inspeção nos frigoríficos da Saborense

Evento marcou convênio com a Cidasc para destinar um veterinário para efetuar inspeção nas agroindústriasAs conquistas do primeiro ano da Associação de Agroindústrias Alimentícias de Santa Catarina (ASAASC), proprietária da marca Saborense, foram comemoradas no último fim de semana, em evento que reuniu associados, autoridades e parceiros, em Chapecó. A iniciativa  também marcou a assinatura de convênio com prefeituras e a CIDASC, visando destinar um veterinário para efetuar trabalhos de inspeção nas plantas, além da formalização de novos associados.

Desenvolvida com apoio do Sebrae/SC e do Instituto Nacional da Carne Suína (INCS), a associação uniu pequenos frigoríficos do grande oeste catarinense que juntos faturam mais de R$ 80 milhões ao ano. São mais de 450 empregos diretos e produção de aproximadamente 1.5 mil toneladas de produtos por mês. A ASAASC funciona como uma central de negócios e surgiu com o objetivo de fomentar o ramo agroindustrial, estimulando o crescimento de maneira cooperada entre os associados, beneficiando toda a cadeia produtiva até o consumidor final com a marca Saborense.

Formada por frigoríficos que abatem suínos, bovinos e ovinos, a central de compras  oportuniza que o consumidor tenha acesso a pequenas marcas, porém com o mesmo grau de responsabilidade técnica e econômica, de bem-estar animal e segurança alimentar das grandes indústrias. “É um modelo que tem funcionado extremamente bem, temos obtido ganhos financeiros, mas acima de tudo, é um projeto coletivo com objetivos comuns. Nosso próximo passo é colocar a marca Saborense no mercado”, enfatizou o presidente da Saborense, Wolmir de Souza.

Além dos bons resultados na questão de compras, a associação também obteve conquistas políticas institucionais expressivas. A conquista do SISBI do Frigolaste, por exemplo, teve participação definitiva da diretoria.  Outra ação importante neste primeiro ano foi a participação de um grupo de representantes de agroindústrias em feiras como a Exposuper (feira supermercadista), realizada em Joinville, além da conquista de novos associados e a questão do convênio para que veterinários públicos atuem nas agroindústrias associadas.  “O reconhecimento do SISBI na Frigolaste oportuniza vender para todo território nacional e isso mostra que a associação vai muito além das compras em conjunto e da padronização de produtos. Temos oportunidades de mercado e hoje aumentamos para 21 o número de associados”.

Em um discurso emocionado, Altair Roberto Dalle Laste, da Frigolaste, destacou que pouca gente acreditava, inclusive ele. “Alguns membros no decorrer da caminhada desistiram, outros entraram e, aos poucos, nos tornamos mais fortes. Destaco também o apoio incondicional do Sebrae.  Tenho orgulho de dizer que cada um tem uma peculiaridade na sua empresa e isso vem a acrescentar. Com relação à nossa empresa, a conquista do SISBI foi uma coroação pela luta durante nove anos sempre com a certeza de que um dia atingiríamos nosso objetivo. A Saborense nos ajudou a crescer e, por isso, somos gratos a todos os envolvidos”.

Para o vice-presidente da Saborense e diretor da empresa Cedro Frigor, Cleber Scalco, a  ASAASC tem espírito associativista e que visa o crescimento. “A intenção é buscar parcerias, juntar pequenos e médios empresários para consolidar a Saborense, comprar em conjunto e fortalecer a associação. “Passamos um ano e oito meses em sala de aula com o Sebrae aprendendo a montar uma central de compras e estamos trabalhando para consolidar o poder de aquisição de insumos e matéria-prima. Já consegui agregar 18% de desconto na compra de insumos como material de escritório, embalagens, temperos e pneus”.

Claudionei Lamb, de Pinhalzinho, da Embutidos Lamb, atua há 23 anos no mercado com uma empresa familiar conduzida pela terceira geração. Administrador há seis anos, a oportunidade de conhecer a Saborense surgiu há cerca de um ano quando acompanhou o trabalho e, na Exposuper em Joinvile, visitou o estande da marca. “Hoje obervamos a necessidade de associativismo. Importante mencionar que o Sebrae foi de extrema importância, pois além de nos transmitir informações e pesquisas, sempre nos apoiou com consultorias”.

O presidente da Cidasc e vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Eroni Barbiero, assinalou que a Saborense está inserida num processo que visa aumentar a competitividade das pequenas e médias indústrias em um mercado onde as grandes dominam pelas condições de produção de massa, mas principalmente em diversificação de produtos praticamente artesanais. “A Saborense conseguiu trazer para si essa questão de aglutinação e mostrar que um não é concorrente do outro e, sim, parceiro do movimento. Dessa forma, a sociedade brasileira começa a perceber as pequenas indústrias como produtoras de produtos de qualidade”.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, enfatizou que a metodologia da Central de Negócios do Sebrae, aplicada com negócios industriais que processam  proteína animal, foi pioneira em Santa Catarina e permite melhorar o poder de compra dos frigoríficos, disseminar melhores práticas de gestão,  compartilhar recursos de infraestrutura e combinar estratégias de mercado, além de  competências, elevando seu grau de sustentação e de competitividade.