Biofort

Convênio Embrapa-Monsanto coloca mais de R$ 1 milhão no projeto Biofort

Redação Avicultura e Suinocultura Industrial
03-Jun-2009 14:11 - Atualizado em 20/04/2016 14:39

Na carteira de projetos de pesquisa da Embrapa, existe um espaço dedicado a projetos inovadores de biotecnologia cujo financiamento difere da maioria dos outros projetos: os recursos vêm de um fundo especial de pesquisa, criado a partir do contrato assinado há dez anos com a Monsanto e fruto da comercialização das cultivares transgênicas de soja. Parte dos royalties pagos pelos produtores sustenta esse fundo desde 2007. O Projeto BioFort, liderado pela Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ), é um dos contemplados do último edital competitivo e recebeu mais de R$ 1 milhão que deverão ser gastos até 2010.

Hoje, o Fundo de Pesquisa Embrapa/Monsanto tem quinze projetos de pesquisa em andamento na Embrapa. Todos com componentes inovadores que poderão fazer a diferença num futuro próximo. O melhoramento genético convencional (cruzamento de plantas da mesma espécie) para obter-se produtos agrícolas mais nutritivos, como variedades de feijão com maiores teores ferro e zinco, mandiocas e batatas-doces com maior presença de betacaroteno (pró-vitamina A), é um dos exemplos de projetos inovadores mantido pelo Fundo.

O BioFort está ligado a dois grandes programas internacionais de biofortificação de alimentos, Harvest Plus e AgroSalud, que propõem estratégias de combate à deficiência nutricional de ferro, zinco e betacaroteno (pró-vitamina A) na América Latina, África e Ásia.

O BioFort reúne oito unidades da Embrapa (Agroindústria de Alimentos, Arroz e Feijão, Mandioca e Fruticultura Tropical, Milho e Sorgo, Hortaliças, Meio-Norte, Tabuleiros Costeiros e Trigo), mais a Unicamp, Unesp e Universidade de Adelaide (Austrália) e todos interagem com uma rede de centros de pesquisa no exterior.

"Pela primeira vez em quatro anos, o programa para biofortificação de alimentos tem recursos nacionais para custeio e investimento que cobrirão as despesas de uma rede de mais de 150 pesquisadores e técnicos em todo o País durante três anos", salientou a pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Marília Nutti, coordenadora do BioFort e dos programas HarvestPlus e AgroSalud no Brasil.

Os recursos complementarão atividades que antes não eram cobertas pelo HarvestPlus e o AgroSalud como: o desenvolvimento de embalagens que conservem os micronutrientes dos produtos biofortificados; ações de transferência de tecnologia no Vale do Jequitinhonha (MG) e comunicação.

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Embrapa Agroindústria de Alimentos

Mercado Interno

Mesmo com entrada de 2ª quinzena, preços no mercado de suínos sobem

Segundo pesquisadores do Cepea, no caso do animal vivo, esse movimento de reação é influenciado pela baixa disponibilidade de suíno em peso ideal para abate, pelo clima ameno e por eventos festivos que favorecem o consumo

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão
Seguro Rural

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão

Segundo nota da entidade, o crédito extra é necessário para garantir a cobertura do plantio da próxima safra de verão 2022/23

21 de Junho de 2022
Exportações

Exportações de carne suína diminuem, mas mercado interno dá sinais de ajuste de oferta

Veja o panorama completo do mercado interno e externo de suínos durante o mês de junho

Aumento da margem de carne suína na China pode beneficiar grandes indústrias, como JBS e BRF
Mercado

Após a redução no rebanho que vinha ocorrendo em função da diminuição da margem de carne suína na China, maio foi o primeiro mês de aumento do rebanho em 2022

Produção global de carne suína em 2022
22 de Junho de 2022
Comentário Suíno

Produção global de carne suína em 2022

Por Osler Desouzart, CEO da ODConsulting

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina

“No total mais ou menos nós argentinos consumimos 110 kg de carne por ano e agora caiu para 47 kg, segundo os últimos dados que são de 2021”, disse Mariela Bernardi, administradora do Mercado Concentrado Posadas.