Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Artigo Técnico

Conversão Alimentar: que parte cabe a mim nessa história?

Na última década, a suinocultura tem sido marcada por uma sequência de desafios, nos mais diversos fatores de produção, principalmente aqueles relacionados ao custo da alimentação

Conversão Alimentar: que parte cabe a mim nessa história?

SuinoculturaNa última década, a suinocultura tem sido marcada por uma sequência de desafios, nos mais diversos fatores de produção, principalmente aqueles relacionados ao custo da alimentação, como por exemplo: o milho, farelo de soja, aminoácidos e mais recentemente, o grupo das vitaminas, afetando direta e indiretamente a rentabilidade da atividade. O impacto só não tem sido maior graças aos incrementos no desempenho zootécnico, possibilitados pela evolução do material genético, pelo desenho nutricional e manejo alimentar, pelas melhorias nas instalações e controle de ambiente, pelos avanços em vacinas e nos controles ligados à saúde animal, além de várias outras evoluções relacionadas à gestão.

Nesse cenário de desafios para a rentabilidade, além dos incrementos zootécnicos citados anteriormente, torna-se imprescindível atuar fortemente nos principais componentes do custo de produção, porém, sem afetar o desempenho zootécnico.

Sendo a alimentação o maior componente do custo de produção de suínos, obviamente, esse deverá ser um dos focos de atuação dos gestores para controle, análise e ação. No entanto, vale o questionamento: para que abordar os impactos positivos ou negativos dos índices de conversão alimentar, se qualquer gestor na suinocultura sabe da importância desse indicador e poucos atuam para melhorá-lo?

Antes de tratar da conversão alimentar propriamente dita, será importante falarmos sobre gestão e gerenciamento. Gestão é a Ciência que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. Para complementar, cito a definição do Prof. Vicente Falconi sobre o que é gerenciar. Para ele, gerenciar é o ato de buscar as causas (meios) da impossibilidade de se atingir uma meta (fim), estabelecer contramedidas, montar um plano de ação, atuar e padronizar.

Apesar da vasta literatura sobre gestão, raramente encontramos – na prática – a evolução do modelo e do método de gerir os negócios. Assim, esse sistema de gestão parece ser um ponto crítico e limitante para a melhoria do resultado econômico da atividade.

Você tem metas para o indicador “Conversão Alimentar”? Tais metas estão desdobradas para cada setor de produção? Esse indicador é realmente importante para você e o sucesso da sua atividade?

 

Leia o conteúdo na íntegra clicando aqui. 

.