Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cooperativa

Coopavel comemora 48 anos de história neste mês

Criada em 15 de dezembro de 1970 por um grupo formado por 42 produtores rurais, o desafio era oferecer uma nova opção aos produtores rurais, que na época dependiam de grandes empresas do setor de grãos

Coopavel comemora 48 anos de história neste mês

A Coopavel Cooperativa Agroindustrial comemora, no sábado, seus 48 anos de constituição. Criada em 15 de dezembro de 1970 por um grupo formado por 42 produtores rurais, o desafio era oferecer uma nova opção aos produtores rurais, que na época dependiam integralmente de grandes empresas nacionais e estrangeiras do setor de grãos, diz o segundo presidente da Coopavel, Roberto Wipych.

Os agricultores definiram em assembleia pela criação da cooperativa, uma das mais antigas e bem-sucedidas do Oeste do Paraná, escolheu Adolfo Cortese como primeiro presidente. A Cortese e a Wipych, juntamente com suas diretorias, coube a missão de iniciar o processo de estruturação física e industrial da Coopavel, que segue em ritmo intenso desde então.

“Na época da fundação o conceito de cooperativismo era ainda muito jovem na região e tudo era novidade aos agricultores convidados a cooperar. Felizmente, a mensagem foi entendida e a Coopavel prosperou”, lembra Wipych. O modelo de cooperação, baseado em sete princípios, tem origem na cidade inglesa de Rochdale, em 1844. O projeto dos tecelões ganhou o mundo e atualmente há mais de 1,2 bilhão de cooperados nos cinco continentes, com movimentação anual de riquezas superior a R$ 20 trilhões.

Desenvolvimento

O crescimento da economia do Oeste do Paraná está fortemente ligado à trajetória da Coopavel, que sempre teve plano estratégico de fortalecimento e de sustentação aos produtores rurais e à economia regional, afirma o atual presidente, Dilvo Grolli. Ele lembra que, atualmente, a Coopavel é uma das maiores empregadoras do Paraná (tem 5,2 mil colaboradores e 5,5 mil cooperados) e está entre as 50 maiores empresas do Sul do Brasil e entre as 250 maiores do País. A riqueza gerada pela cooperativa, na casa de R$ 2,5 bilhões por ano, fica toda na região Oeste do Paraná, ressalta Dilvo.

A cooperativa iniciou suas atividades na área de grãos e, gradualmente, diversificou suas atividades. Atualmente, ela atua nos setores da avicultura, suinocultura, indústrias de óleo, de trigo, de fertilizantes e têm quatro fábricas de ração, além de 28 unidades espalhadas por municípios do Oeste e do Sudoeste do Paraná. Um dos eventos para o campo mais conhecidos e conceituados do mundo, o Show Rural Coopavel, é organizado pela cooperativa. Criado em 1989, a missão deve é aproximar os agricultores de novas tecnologias que, colocadas em prática, aumentam a produtividade e a qualidade das safras, com mais rentabilidade à família rural.