Coopavel conquista dois prêmios no "Oscar do cooperativismo brasileiro"
A cooperativa venceu nas categorias Assistência Técnica em Suinocultura, com o médico-veterinário Abraão Gonçalves, e de Varejo, Inovação e Consumo, com um trabalho desenvolvido com suporte da agência Fosbury
A Coopavel foi finalista em cinco das 11 categorias e conquistou dois primeiros lugares no “Oscar do cooperativismo brasileiro”, o Prêmio Quem é quem da Gessulli, organizadora da Avesuí 2022, a Feira Latino-Americana de Aves, Suínos e Peixes que aconteceu na semana passada, em Medianeira (PR). O anúncio oficial dos vencedores foi feito na abertura do evento, que retornou depois de dois anos devido à pandemia.
Grande reconhecimento - “Esse é um grande reconhecimento, que mostra o que as cooperativas fazem e premia as suas melhores práticas, contribuindo para o aperfeiçoamento de um segmento fundamental ao agronegócio nacional”, diz o presidente Dilvo Grolli. A Coopavel venceu nas categorias Assistência Técnica em Suinocultura, com o médico-veterinário Abraão Gonçalves, e de Varejo, Inovação e Consumo, com um trabalho desenvolvido com suporte da agência Fosbury.
Outras categorias - A Coopavel foi finalista também nas seguintes categorias (cada categoria leva à final os trabalhos de apenas três empresas inscritas – julgamento foi feito por professores da Esalq): Gestão econômico- financeira, Assistência técnica avicultura, Assistência técnica suinocultura, Melhor cooperado aves, Melhor cooperado suínos, Inovação, Varejo, inovação e consumo e Bem-estar animal. “Estamos muito felizes com os resultados e motivados em melhorar ainda mais”, destaca o gerente de Fomento à Avicultura da Coopavel, Eduardo Leffer.
Orgulho - O veterinário Abraão Gonçalves tem 27 anos e se formou há apenas três anos. Ele atende 40 dos integrados da área de suinocultura da cooperativa. “Estou surpreso e feliz com o reconhecimento. Muita gente boa participa e esse prêmio, para mim, é um grande incentivo”. Samuel Grolli, por sua vez, informa que a busca da Coopavel pela melhoria de suas embalagens foi criar um sistema que pudesse, por meio do uso de cores, tornar o acesso a informações importantes mais fácil e rápido por parte dos consumidores.
Autoridades - A Avesui 2022 contou, na abertura, com a presença de inúmeras autoridades, como o secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara. De acordo com ele, o cooperativismo brasileiro e paranaense são a prova da eficiência do agronegócio nacional, que aumenta suas produções com qualidade e sustentabilidade. O presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, lembrou que a busca da excelência faz do setor cooperativista um modelo bem-sucedido que contribui decisivamente para o desenvolvimento de suas comunidades e regiões. “Estar aqui já é uma vitória. Confiamos no empenho, na vontade e na força de inovação do agro e das cooperativas”, resumiu a diretora da Gessulli, Andrea Gessulli. O evento em Medianeira reuniu também exposição de máquinas, equipamentos e soluções desenvolvidas por empresas que atuam nas áreas de aves, suínos e peixes. (Imprensa Coopavel)
Assuntos do Momento
Mesmo com entrada de 2ª quinzena, preços no mercado de suínos sobem
Segundo pesquisadores do Cepea, no caso do animal vivo, esse movimento de reação é influenciado pela baixa disponibilidade de suíno em peso ideal para abate, pelo clima ameno e por eventos festivos que favorecem o consumo

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão
Segundo nota da entidade, o crédito extra é necessário para garantir a cobertura do plantio da próxima safra de verão 2022/23
Exportações de carne suína diminuem, mas mercado interno dá sinais de ajuste de oferta
Veja o panorama completo do mercado interno e externo de suínos durante o mês de junho

Aumento da margem de carne suína na China pode beneficiar grandes indústrias, como JBS e BRF
Após a redução no rebanho que vinha ocorrendo em função da diminuição da margem de carne suína na China, maio foi o primeiro mês de aumento do rebanho em 2022

Produção global de carne suína em 2022
Por Osler Desouzart, CEO da ODConsulting

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina
“No total mais ou menos nós argentinos consumimos 110 kg de carne por ano e agora caiu para 47 kg, segundo os últimos dados que são de 2021”, disse Mariela Bernardi, administradora do Mercado Concentrado Posadas.