Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cooperativa

Coopavel recebe produtores de uma das maiores associações agrícolas do mundo

Os agricultores estiveram na área que anualmente recebe o Show Rural Coopavel, visitaram uma das unidades fabris da cooperativa e estiveram na propriedade de um de seus cooperados

Coopavel recebe produtores de uma das maiores associações agrícolas do mundo

Produtores rurais ligados a uma das maiores forças organizadas da agricultura no mundo, o Texas Farm Bureau, estiveram nesta segunda-feira (15), em Cascavel para conhecer mais sobre as peculiaridades de uma das regiões de maior produção agroindustrial do Estado. Os agricultores estiveram na área que anualmente recebe o Show Rural Coopavel, visitaram uma das unidades fabris da cooperativa e estiveram na propriedade de um de seus cooperados.

Os membros do Texas Farm Bureau assistiram a um vídeo institucional, receberam informações e andaram pela área de 72 hectares que abriga o terceiro maior evento de disseminação de novos conhecimentos para o campo do mundo. Os norte-americanos foram recebidos pelo coordenador-geral do Show Rural Coopavel, Rogério Rizzardi, pelo coordenador-executivo Acir Inácio Palaoro, pelo agrônomo Marcelo Dariva e pelo médico veterinário Fábio Taborda.

Rizzardi falou sobre o crescimento da feira em 30 anos e da inspiração buscada em eventos que na década de 1980 já eram tradicionais e conhecidos no mundo, como a norte-americana Farm Progress. O coordenador-geral falou dos preparativos para a 31ª edição, em fevereiro, e do que o Show Rural Coopavel representa para uma região que detém alguns dos mais elevados índices de produtividade do País. Em três décadas de realização, o evento contribuiu para elevar substancialmente os resultados das principais commodities cultivadas no Oeste do Paraná.

O Texas Farm Bureau foi uma das respostas que produtores rurais daquele estado encontraram para enfrentar os reflexos da grande depressão econômica dos Estados Unidos do fim da década de 1920. A organização foi constituída em 1933 para ser a voz da agricultura, representando e defendendo os interesses de produtores rurais e de pecuaristas. A entidade nasceu como Texas Agricultur Association e ganhou seu nome definitivo em 1941.

O projeto, que nasceu com 15,6 mil famílias integradas, chegou a 500 mil recentemente. O papel da Texas Farm Bureau vai além das políticas de cultivo, ela atua estruturalmente para criar todas as condições necessárias para que os associados produzam, ganhem mais e vivam melhor. As regiões do Texas que ela abrange conquistaram, ao longo das décadas, redes de distribuição de energia elétrica e de telefone, estradas pavimentadas, indústrias e criaram as bases da política agrícola observada nos Estados Unidos.

Os visitantes informaram que não é necessário que o associado seja um produtor rural. Qualquer um pode fazer parte da organização desde de esteja aberto a apoiar e a contribuir com as operações agrícolas alcançadas por ela. O Texas possui cerca de 227 mil propriedades rurais, mais do que qualquer outro estado norte-americano. As principais atividades primárias são algodão, arroz, trigo, aves, carne e leite. O Estado tem também o maior rebanho bovino.