Cooperativa investe em treinamentos para manter quadro atualizado e competitivo
A Coopavel tem ampliado e diversificado ainda mais o leque de temas de capacitações e oportunidades de aprendizado que alcançam colaboradores dos diferentes estágios de atuação
A Coopavel tem a constante oferta e disponibilidade de cursos e treinamentos como uma de suas mais importantes culturas corporativas. Com a recente reestruturação de sua universidade, ela amplia e diversifica ainda mais o leque de temas de capacitações e oportunidades de aprendizado que alcançam colaboradores dos diferentes estágios de atuação e de ascensão profissional nos quadros da empresa.
Estrutura específica - “Estamos entre as primeiras do Sistema Nacional Cooperativista a criar, há mais de 20 anos, uma estrutura específica para pensar meios de manter nossos funcionários sempre atualizados, motivados e focados em sua carreira e aprimoramento profissional”, diz o presidente Dilvo Grolli. A Unicoop (Universidade Coopavel) foi criada em 2000 com o propósito de levar novos conhecimentos, inclusive a diretores e a cooperados, que pudessem contribuir para o crescimento harmônico da cooperativa, das propriedades rurais e de negócios a ela integrados.
Evolução - "O agro é grande, todo mundo quer uma fatia do bolo que salvou a economia do Brasil durante a pandemia. Por isso, mais do que nunca é fundamental buscar conhecimento para acompanhar as evoluções tecnológicas e disputar de igual para igual com os gigantes que estão entrando neste mercado”, ressalta o professor Zaki Akel Sobrinho, da Academic Ventures, empresa de consultoria que contribui com a atualização e modernização de setores da Coopavel.
Revolução - De acordo com o professor Zaki, a educação passa por uma revolução no formato de aprendizagem e, sobretudo, no tempo cada vez mais escasso. Por isso, crescem os cursos rápidos e com muita mão na massa. Não buscar conhecimento, conforme ele, pode colocar em risco a valorização das pessoas pelas empresas. “Mais do que a atualização, o profissional deve colocar em prática o que aprende nas salas de aula, físicas ou virtuais", destaca Zaki.
Vinte temas - Os resultados nesses anos todos de Unicoop têm sido muito bons, com o cumprimento das mais desafiadoras metas e objetivos, segundo Dilvo Grolli. A Universidade Coopavel acaba de passar por um processo de revitalização e ela retorna mais forte do que nunca. Exemplo disso é a agenda de capacitações elaborada para o mês de maio. São 20 temas de aperfeiçoamento que alcançam os mais diferentes públicos dentro da cooperativa. “Todos têm a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e melhorar fundamentos valorizados para a sua atividade profissional e também para a sua vida pessoal e familiar”, diz o gerente de Recursos Humanos da Coopavel, Aguinel Waclawovsky.
Treinamentos - A Unicoop organizou, para o mês de maio, treinamentos nas áreas de gestão estratégica, desenvolvimento técnico de rotinas operacionais e industriais, responsabilidade socioambiental, excel intermediário, segurança do trabalho, competências interpessoais, alta performance e comunicação eficaz, direção defensiva, normas regulamentadoras nas áreas de espaço confinado, trabalho em altura, acionamentos mecânicos, além de rotinas técnicas em soldagem, cortes industriais e qualidade fisiológica de sementes.
Maio - Somente neste mês de maio, cerca de 400 pessoas ligadas às indústrias, filiais e unidades da Coopavel, no Oeste e Sudoeste do Paraná, participam das capacitações. Os cursos têm o Sescoop, o Senai e instituições de ensino superior como parceiros. (Imprensa Coopavel)
Assuntos do Momento

Exportações de carne suína à China diminuem, mas envio a outros países aumenta
É importante ressaltar que a China vem diminuindo a necessidade de comprar proteína no mercado internacional
Mesmo com entrada de 2ª quinzena, preços no mercado de suínos sobem
Segundo pesquisadores do Cepea, no caso do animal vivo, esse movimento de reação é influenciado pela baixa disponibilidade de suíno em peso ideal para abate, pelo clima ameno e por eventos festivos que favorecem o consumo

Rio de Janeiro sedia o principal evento científico da suinocultura mundial
Mercado, ciência e as projeções para a suinocultura mundial serão debatidos durante o IPVS 2022

Rebanho de matrizes suínas da China tem primeiro aumento mensal em um ano
O rebanho vinha se contraindo no ano passado, já que a queda nas margens dos suínos levou alguns fazendeiros a sair do mercado

Aumento da margem de carne suína na China pode beneficiar grandes indústrias, como JBS e BRF
Após a redução no rebanho que vinha ocorrendo em função da diminuição da margem de carne suína na China, maio foi o primeiro mês de aumento do rebanho em 2022

Produção global de carne suína em 2022
Por Osler Desouzart, CEO da ODConsulting