Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Premiação

Cooperativas começam a receber os questionários do Quem é Quem 2019

Os e-mails com os links para preenchimento das onze categorias começam a ser enviados hoje (16/04), com a premiação marcada para a abertura da AveSui EuroTier South America, no dia 23 de julho  

Cooperativas começam a receber os questionários do Quem é Quem 2019

Os questionários das onze categorias do Prêmio Quem é Quem: Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos começam a ser encaminhados hoje (16/04) para os e-mails cadastrados de todas as cooperativas com atuação em avicultura e suinocultura. A premiação chega a sua quarta edição, com os vencedores sendo conhecidos no dia 23 de julho, durante a abertura oficial da AveSui EuroTier South America, em Medianeira (PR). O prazo para retorno dos questionários preenchidos é até o dia 24 de maio.

Promovido pelas revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial, publicações da Gessulli Agribusiness, o Quem é Quem tem como entidade patronal as Organizações das Cooperativas Brasileiras (OCB). O objetivo é do prêmio é valorizar o relevante papel desempenhado pelas cooperativas para o desenvolvimento do agronegócio do País, assim como para a melhoria social e de preservação do meio ambiente, destacando ações e atores centrais nesse processo, como os cooperados e técnicos que compõem sua estrutura de produção.

Os questionários serão enviados pela equipe da consultoria Markestrat, responsável pela análise do material e elaboração dos rankings, por intermédio do e-mail: [email protected]. As cooperativas receberão os links de cada categoria, onde poderão responder as questões, assim como os questionários em PDF, nos quais será possível tomar conhecimento de todas as questões antes do preenchimento.

A grande novidade deste ano é a categoria Biomassa e Bioenergia, que busca contemplar as ações empreendidas pelas cooperativas nesse setor que cresce no País, o qual tem forte sinergia com as produções de aves e suínos. Conheça abaixo o perfil de cada uma das categorias do Quem é Quem 2019.

ECONOMIC-FINANCEIRO

Busca avaliar a performance econômica e gerencial das cooperativas participantes. Com seu crescimento econômico, as cooperativas levam renda para seus cooperados, movimentando toda a economia de uma região.

SOCIAL

A categoria avalia o impacto social econômico sobre a vida dos produtores, assim como a adoção de práticas gerenciais voltadas às atuais demandas sociais, ressaltando o retorno para o cooperado das chamadas “sobras”.

AMBIENTAL

O objetivo é mensurar o atendimento às exigências legais de preservação, identificando ações e medidas implementadas pelas cooperativas para minimizar eventuais impactos causados pelo processo produtivo.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O conceito de sustentabilidade envolve um tripé formado pelas áreas econômica, ambiental e social. Essa categoria é resultado de uma média dos índices obtidos pelas cooperativas nessas três esferas avaliadas pelo prêmio.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

O técnico de campo é fundamental para a difusão de conhecimentos e tecnologias visando ganhos de produtividade. A categoria busca reconhecer o esforço deste profissional por meio de seus resultados técnicos, formação e eficiência na função.

MELHOR COOPERADO – AVES E SUÍNOS

A dedicação, o engajamento e a busca por novos patamares produtivos é o que se pretende reconhecer nessa categoria, principalmente a partir da avaliação dos índices zootécnicos dos cooperados.

INOVAÇÃO

Reconhecer iniciativas de projetos inovadores implantados pelas cooperativas que resultaram na melhoria de uma ou várias etapas de sua produção, com impacto positivo para os cooperados, é o objetivo dessa categoria.

GESTÃO OPERACIONAL

Essa categoria visa ressaltar o papel dos profissionais que atuam na função de gerente, avaliando o seu desempenho em gerir processos produtivos e pessoas, assim como os resultados de campo até a chegada dos animais ao frigorífico.

MULHER COOPERADA

Pilar de sustentação da família no campo, a mulher desempenha o papel de mãe, dona de casa e ajuda na rotina de trabalho, mantendo firme a união familiar. O objetivo é reconhecer essa dedicação e engajamento, ressaltando o papel social da mulher.

VAREJO

O objetivo dessa categoria é destacar as iniciativas comerciais e de marketing das cooperativas no varejo visando não só alavancar as vendas de seus produtos, como também destacar a qualidade deles junto ao consumidor.

BIOMASSA & BIOENERGIA

Essa nova categoria visa destacar ações e projetos relacionados ao uso de biomassa e/ou geração de bioenergia, reduzindo assim eventuais impactos ambientais e trazendo maior viabilidade econômica às propriedades dos cooperados.