Cooperativismo em Festa
Em noite de gala, o Prêmio Quem é Quem reúniu presidentes das principais cooperativas brasileiras de aves e suínos para uma premiação que trouxe emoção, reconhecimento pelo trabalho e resultados no campo
O Prêmio Quem é Quem: Maiores e Melhores Cooperativas de Aves e Suínos mostrou mais uma vez a sua força. Em uma cerimônia de muita emoção, os presidentes das principais cooperativas do País estiveram presentes para receber os prêmios em 11 categorias e suas subdivisões. A noite de ontem (26/04) foi um momento marcante, com a presença do secretário de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e de diversas autoridades estaduais e municipais.
O protagonismo das cooperativas dentro do agronegócio brasileiro é algo já consolidado. O prêmio destacou que elas se transformaram em "drivers" dentro das cadeias produtivas em que atuam, levando tecnologia, renda e qualidade de vida a milhares de famílias de produtores rurais, além de atuar em projetos ligados à sustentabilidade e preservação do meio ambiente e que atendam demandas importantes da área social.
Nesta edição, a Lar Cooperativa Agroindustrial levou quatro troféus, nas categorias Gestão Econômica-Financeira, Gestão Ambiental, Gestor Operacional e Inovação. A C.Vale ficou com dois prêmios: Assistência Técnica - Avicultura e Melhor Cooperado - Avicultura. O mesmo número de troféu ficou a Languiru, com Gestão Social e Varejo - Marketing em Ação. A Coopavel também levou dois troféus para casa: Assistência Técnica - Suinocultura e Varejo - Inovação em Consumo. Com um prêmio ficaram: Frimesa (Sustentabilidade e Melhores Práticas ESG), Primato (Melhor Cooperado - Suinocultura), Copacol (Liderança Feminina) e Aurora Coop (Bem-estar animal).
Conheça todos os vencedores:
Gestão Econômica-Financeira - Lar Cooperativa Agroindustrial
Gestão Social - Languiru
Gestão Ambiental - Lar Cooperativa Agroindustrial
Sustentabilidade e Melhores Práticas ESG - Frimesa
Assistência Técnica - Avicultura - Cassiano Pasa (C.Vale)
Assistência Técnica - Suinocultura - Abrão Gonçalves (Coopavel)
Gestor Operacional - Carlos Vanier (Lar Cooperativa Agroindustrial)
Melhor Cooperado - Avicultura - Euzébio Ferreira (C.Vale)
Melhor Cooperado - Suinocultura - Elton Alceu Endler (Primato)
Liderança Feminina - Celia Hoffman (Copacol)
Inovação - Aplicativo Lar Digital (Lar Cooperativa Agroindustrial)
Varejo - Marketing em Ação - Espaço Gourmet - Supermercado Shopping Lajeado (Languiru)
Varejo - Inovação em Consumo - Novas Embalagens Frango Coopavel (Coopavel)
Bem-estar Animal - Aurora Coop
Quem é Quem 2022
A premiação é uma iniciativa das revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial, publicações da Gessulli Agribusiness, tendo como entidade patronal a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e patrocínio apresenta das empresas De Heus – do setor de nutrição animal – e a Boehringer Ingelheim – que atua em Saúde Animal.
O objetivo do prêmio é valorizar o relevante papel desempenhado pelas cooperativas para o desenvolvimento do agronegócio do País, assim como para a melhoria social e preservação do meio ambiente, destacando ações e atores centrais nesse processo, como os cooperados e técnicos que compõem sua estrutura de produção. Todo o levantamento e apuração das categorias, assim como o ranking em cada uma delas, foi elaborado pela Esalq/USP, sob a coordenação do professor Iran José Oliveira da Silva.
Assuntos do Momento
Mesmo com entrada de 2ª quinzena, preços no mercado de suínos sobem
Segundo pesquisadores do Cepea, no caso do animal vivo, esse movimento de reação é influenciado pela baixa disponibilidade de suíno em peso ideal para abate, pelo clima ameno e por eventos festivos que favorecem o consumo

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão
Segundo nota da entidade, o crédito extra é necessário para garantir a cobertura do plantio da próxima safra de verão 2022/23
Exportações de carne suína diminuem, mas mercado interno dá sinais de ajuste de oferta
Veja o panorama completo do mercado interno e externo de suínos durante o mês de junho

Aumento da margem de carne suína na China pode beneficiar grandes indústrias, como JBS e BRF
Após a redução no rebanho que vinha ocorrendo em função da diminuição da margem de carne suína na China, maio foi o primeiro mês de aumento do rebanho em 2022

Produção global de carne suína em 2022
Por Osler Desouzart, CEO da ODConsulting

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina
“No total mais ou menos nós argentinos consumimos 110 kg de carne por ano e agora caiu para 47 kg, segundo os últimos dados que são de 2021”, disse Mariela Bernardi, administradora do Mercado Concentrado Posadas.