Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Europa

Coroa do setor de suínos da União Europeia muda para Espanha

Surto de PSA em javalis, na Alemanha, acelerou uma mudança na produção da União Europeia em direção à Espanha, que estava livre da doença 

Coroa do setor de suínos da União Europeia muda para Espanha

Quando ele era criança na província de Ávila, o pai de Albert Pascual comprou 100 porcos, mas a empresa que ele lidera agora tem mais de 9.000 – parte de uma grande expansão que colocou a Espanha no caminho de se tornar o maior produtor de carne suína da União Europeia este ano.

“Meu pai vendia suínos numa época, nos anos 1990, em que esse setor praticamente não existia. Agora nós (Espanha) somos uma potência mundial, crescemos muito e nossa empresa tem crescido paralelamente ao desenvolvimento e crescimento desta setor”, disse Pascual.

A Alemanha há muito lidera a tabela de produtores de carne suína da UE, mas um surto de peste suína africana (PSA) em setembro de 2020 entre os javalis fez com que ela perdesse o acesso ao lucrativo mercado chinês.

Isso acelerou uma mudança na produção da UE em direção à Espanha, livre de PSA, que já estava em andamento, ajudada por suas regulamentações menos onerosas em áreas como planejamento e uso de estrume.

A China é de longe o maior mercado de exportação de produtos suínos da UE, respondendo por cerca de 56% das vendas até agora em 2021, de acordo com dados da Comissão Europeia.

O apetite do país por carne suína importada disparou após seu próprio surto de FAS, que devastou seu vasto rebanho de suínos, o maior do mundo.

“O fato de que nos últimos anos (a China) foi afetada pela peste suína africana fez com que a demanda disparasse”, disse Ramon Soler Ciurana, gerente de exportação da Faccsa-Prolongo, uma produtora de carne suína em Málaga, no sul da Espanha, que está se expandindo suas instalações de embalagem e congelamento de carne suína.

Os embarques da UE de produtos suínos para a China totalizaram 3,34 milhões de toneladas no ano passado, um aumento de mais de 60% em relação aos 2,31 milhões em 2019 e quase o triplo dos 1,28 milhões em 2018.

As exportações permaneceram altas este ano e totalizaram 1,86 milhão de janeiro a julho, queda de apenas 0,1% em relação a 2020, mostram dados da UE.

“É um dado adquirido na indústria que a China, não importa o quão duro ela opere ou tente encontrar alternativas, não será capaz de voltar à normalidade dentro de quatro anos”, disse Soler.

Os problemas de exportação da Alemanha, no entanto, apenas aceleraram uma tendência que vem se desenvolvendo há anos.

A produção de carne de suíno da Espanha totalizou 2,60 milhões de toneladas durante os primeiros seis meses de 2021, um aumento de 4,1% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Comissão Europeia, e deve registrar um oitavo aumento anual consecutivo.

Em contraste, a produção de carne de suíno da Alemanha caiu 1,3% para 2,52 milhões de toneladas e está caminhando para uma quinta queda anual consecutiva.

A consultoria de mercado alemã AMI diz que havia 24,6 milhões de porcos nas fazendas alemãs em maio de 2021, queda de 3,5% em relação aos 25,5 milhões em maio de 2020, continuando uma tendência de queda de 28,1 milhões em 2014.

O impacto da PSA foi particularmente grave no leste da Alemanha, perto da fronteira com a Polônia, onde a doença foi encontrada em javalis e, mais recentemente, em porcos domésticos. Foram impostas medidas como a proibição de leitões reprodutores e alguns matadouros relutam em comprar suínos da região.

Regras Difíceis

O bem-estar animal mais rigoroso e as regras ambientais na Alemanha contribuíram para o declínio da suinocultura, juntamente com a queda da demanda doméstica pela carne, ligada em parte a uma alimentação mais saudável, evitando a carne vermelha e a mudança para o vegetarianismo entre os jovens.

A Alemanha tem regras de planejamento rígidas que dificultam a adaptação da indústria à legislação de bem-estar animal relacionada a questões como o uso de baias para porcas.

“Mesmo que os fazendeiros alemães queiram investir em novas baias para porcos, muitas vezes não conseguem a aprovação do planejamento das autoridades locais”, disse Andre Vielstaedte, porta-voz do Toennies, o maior matadouro e frigoríficos da Alemanha.

Em parte da Alemanha, também foram impostas restrições ao uso de estrume, devido a preocupações com a alta concentração de amônia no ar.

Os suinocultores espanhóis, em contraste, se beneficiam da forte demanda por chorume, um fertilizante natural feito de esterco e água, já que os solos em grande parte do país estão esgotados e carecem de matéria orgânica suficiente.

Investimento na Espanha

Toennies está entre os que investem na Espanha.

A empresa, sediada em Rheda-Wiedenbrück, no oeste da Alemanha, está construindo um frigorífico e frigorífico em Calamocha, na Espanha, com custo de cerca de 75 milhões de euros (87 milhões de dólares).

As operações serão iniciadas em 2023 e a fábrica abaterá 2,4 milhões de animais por ano, com até 1.000 empregos gerados.

“O mercado de carne suína na Espanha parece atraente e a estrutura política é positiva”, disse Vielstaedte de Toennies.

“Nossa nova fábrica na Espanha será destinada exclusivamente às exportações para mercados que incluem costela de porco para a América do Norte, barrigas para o Japão e outros produtos como pés e orelhas de porco para a China e outras partes da Ásia.”

Vielstaedte disse que a Alemanha continua sendo o “mercado principal” da empresa, mas a PSA é apenas um fator que a torna menos atraente para a suinocultura e a comercialização internacional de carne suína.

“Temos um fardo regulatório unilateral… já que o bem-estar animal e a proteção do meio ambiente criam custos extras e precisam de novos investimentos, mas que muitas vezes não são enfrentados pelos agricultores de outros países”, disse ele.

Desafios Adiante

A China continuou a relatar surtos de PSA este ano, incluindo em três das cinco principais áreas produtoras de carne suína, Henan, Sichuan e Shandong, com as importações definidas para permanecerem altas em 2022.

A previsão do Serviço de Agricultura Estrangeira do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos no início deste ano que a produção de carne suína da China cairia 14% em 2022, refletindo um rebanho de suínos menor e baixos lucros para os produtores domésticos.

As importações projetadas totalizariam 5,1 milhões de toneladas em 2022, pouco antes do recorde de 5,28 milhões de 2020.

Antes de seu próprio surto de ASF, no entanto, a China importava apenas 1,5-2,0 milhões de toneladas de carne suína por ano e fontes da indústria esperam que as importações diminuam à medida que seu rebanho é reconstruído.

“Este é um dos grandes desafios que enfrentamos”, disse Soler.

“Obviamente o mercado chinês vai voltar ao normal mais cedo ou mais tarde e vamos voltar aos números pré-crise. O objetivo de manter o nível de produção vai depender de nossa capacidade de abrir novos mercados.”