Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

CPI dos Alimentos aponta avanços na suinocultura

Os membros da CPI fizeram um balanço dos resultados obtidos ao longo de quatro reuniões realizadas.

Redação SI 27/08/2002 – A redução da alíquota do ICMS em até  29,8% sobre o transporte interestadual do suíno vivo, o aumento da cota de 10 para 15 toneladas de milho destinada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a cada produtor e o  lançamento de uma grande campanha para incentivar o consumo da carne suína no Estado, com a participação de todos os segmentos da cadeia produtiva, fazem parte de algumas conquistas contabilizadas pelos suinocultores paranaenses na tentativa de melhorar os ganhos com a atividade.

Os avanços que estão animando os criadores foram apresentados ontem pela manhã no plenarinho da Assembléia Legislativa em mais uma reunião da CPI dos Alimentos, presidida pelo deputado Orlando Pessuti (PMDB). Além de agricultores e de  representantes  dos supermercados, da indústria, da Conab, do Banco do Brasil e do governo estadual, participaram do encontro os deputados  Edson Praczyk (PL), Cezar Silvestri (PPS), relator;  Luciana Rafagnin (PT)  e Algaci Túlio (PSDB).

Merenda escolar

Os membros da CPI e os convidados fizeram um balanço dos resultados obtidos ao longo de quatro reuniões realizadas na semana passada em Curitiba, na Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, na Emater, na Conab e na Fundepar. Em todas as audiências, os participantes chegaram a uma unanimidade: a medida mais urgente para tirar os suinocultores do sufoco é  produzir uma campanha  em âmbito estadual para estimular o consumidor paranaense a incluir o produto em seu cardápio, reduzindo o atual excedente que existe no mercado.

A iniciativa tem o apoio do presidente  da Apras (Associação Paranaense dos Supermercados ), Pedro Joanir Zonta, proprietário dos Supermercados Condor. “Estamos dispostos a ajudar os suinocultores. Afinal de contas, a grande oferta de suínos reduziu os preços em toda a cadeia”, ponderou. Segundo ele, as grandes redes não têm poder sobre a formação de preços ao consumidor: “Somos apenas prestadores de serviço”, desconversou.

Uma campanha para promover o consumo da carne suína in natura também anima Romeu Royer, presidente da APS (Associação Paranaense dos Suinocultores). Ele disse que em algumas regiões do Paraná, o preço do suíno vivo está melhorando a ponto dos criadores estarem recebendo 50% a mais no valor do produto.

Na opinião do diretor geral da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a campanha promocional deve incluir  toda a cadeia produtiva, a começar pelos supermercados. Ele é um dos que concordam com a inclusão do suíno na merenda escolar.

Para Romeu Royer, a intenção de melhorar o consumo do produto por meio da inclusão da carne suína na merenda escolar é positiva, mas ressalta que existem inconvenientes. Ele lembrou que durante a reunião realizada na Fundepar todos os participantes concordaram que é difícil trabalhar com a carne in natura, sendo que o ideal seria industrializar o produto e vendê-lo enlatado.