Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Crescem em 810% as exportações do PR

Na balança comercial do Paraná, um dos produtos com maior crescimento do índice exportado é a carne suína.

Redação SI 12/08/2002 – Na balança comercial do Paraná, um dos produtos com maior crescimento do índice exportado é a carne suína. As vendas ao mercado estrangeiro da commodity atingiram patamar de 810% no primeiro semestre de 2002, saindo das anteriores 682 mil toneladas para 8,2 milhões de toneladas, ou seja, US$ 7,805 milhões, e já representa 0,4% da pauta de exportações do Estado, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Estes números devem-se ao reconhecimento do Paraná como área livre da aftosa e da peste suína clássica. O Paraná tem o segundo maior rebanho suíno do País, com 4,4 milhões de cabeça – número ligeiramente inferior ao de Santa Catarina, que é de 4,7 milhões. Se incluídos os pequenos produtores, a suinocultura paranaense estaria espalhada por 126 mil propriedades rurais. Os maiores compradores do Paraná, Estado responsável por 17% de toda produção de carne suína do Brasil, são a Rússia, a União Européia, a China, o Chile e o Japão.

Os principais rebanhos paranaenses estão nos municípios de Toledo, Francisco Beltrão, Cascavel e Ponta Grossa. Para garantir a sanidade animal dos rebanhos, o governo estadual aplicou só nos anos de 2000 e 2001 cerca de R$ 28 milhões na defesa agropecuária. O Paraná também promoveu concurso público para contratação de mais 100 veterinários, além de reformar 23 postos de fiscalização fixos e criar cinco novos.