AveSui 2022

Criadores de aves e suínos do Paraná investem em tecnologia para reduzir custos

Em Medianeira, criador constrói aviários com inovações nos revestimentos e que dobrarão capacidade da propriedade. Tecnologias também foram apresentadas em feira que ocorreu no município.

g1
02-Mai-2022 08:53

O investimento em tecnologia está ajudando criadores de aves e suínos do Paraná a aumentar a produção com custos menores e maior lucratividade.

Em Medianeira, na região oeste do estado, o criador Adilso Caom constrói seis aviários que irão dobrar a capacidade da propriedade dele.

Os alojamentos possuirão lateral revestida em isopainel, no estilo de uma câmara fria. No forro, será usado um sistema de isolamento térmico em lã de rocha ou lã de vidro.

"Com redução do custo e uma ambiência melhor, conseguimos ter um resultado melhor no final", afirmou Adilso.

Entretanto, também é possível encontrar soluções fáceis e baratas, que podem ser adequadas, dependendo da realidade do criador.

"Olhe para o telhado da granja. Os telhados são pintados de branco? É uma tecnologia simples. É utilizar tintas térmicas que possam refletir o calor antes mesmo de pensar em colocar um forro", explicou o pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Iran da Silva.

Novas tecnologias

A Feira da Indústria Latino-Americana de Aves, Suínos, Peixes e Leite (Avesui), que ocorreu em Medianeira, em abril, discutiu novas tecnologias para o setor e reuniu desenvolvedores e criadores de todo o país.

Um grupo do Rio de Janeiro trouxe para a feira um gerador de água eletrolisada, sistema fabricado na Estônia que transforma salmoura em ácido hipocloroso.

A tecnologia permite que o produtor fabrique o próprio desinfetante, em vez de comprar. O produto é utilizado no tratamento da água de bebida para os animais e na sanitização dos galpões.

A tecnologia vem para baratear os custos porque nós trabalhamos com redução de perdas. Nós começamos a identificar onde estamos perdendo e esses gargalos fazem com que o preço possa ser reduzido e evite essa inflação que nós estamos vivendo no momento", disse o pesquisador da USP, Iran da Silva.

Mercado Interno

Mesmo com entrada de 2ª quinzena, preços no mercado de suínos sobem

Segundo pesquisadores do Cepea, no caso do animal vivo, esse movimento de reação é influenciado pela baixa disponibilidade de suíno em peso ideal para abate, pelo clima ameno e por eventos festivos que favorecem o consumo

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão
Seguro Rural

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão

Segundo nota da entidade, o crédito extra é necessário para garantir a cobertura do plantio da próxima safra de verão 2022/23

21 de Junho de 2022
Exportações

Exportações de carne suína diminuem, mas mercado interno dá sinais de ajuste de oferta

Veja o panorama completo do mercado interno e externo de suínos durante o mês de junho

Aumento da margem de carne suína na China pode beneficiar grandes indústrias, como JBS e BRF
Mercado

Após a redução no rebanho que vinha ocorrendo em função da diminuição da margem de carne suína na China, maio foi o primeiro mês de aumento do rebanho em 2022

Produção global de carne suína em 2022
22 de Junho de 2022
Comentário Suíno

Produção global de carne suína em 2022

Por Osler Desouzart, CEO da ODConsulting

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina

“No total mais ou menos nós argentinos consumimos 110 kg de carne por ano e agora caiu para 47 kg, segundo os últimos dados que são de 2021”, disse Mariela Bernardi, administradora do Mercado Concentrado Posadas.