Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Crise americana

EUA ameaça rol de países, entre eles o Brasil, de serem excluídos da lista de parceiros preferenciais.

Da Redação 03/04/2003 – Barreiras impostas por outros países estão limitando as exportações americanas e prejudicando as indústrias dos Estados Unidos, segundo autoridades do Escritório de Comércio dos EUA em matéria publicada nesta quarta-feira pelo jornal The WashTimes.

Por isso, segundo as autoridades, os Estados Unidos consideram as barreiras impostas por esses países e blocos – como a União Européia, a China, o Japão e o Brasil – aos seus produtos como desrespeito às regras de comércio mundial e, se a relação comercial entre esses “continuar sendo dificultada, os Estados Unidos vão considerar a possibilidade de tirar esses países de sua lista de parceiros preferenciais”.

Críticas aos países – Robert Zoellick, representante de comércio dos Estados Unidos, disse que já está refletindo sobre o caso da União Européia, que impôs moratória sobre os produtos americanos geneticamente modificados – a moratória reduziu as exportações americanas de milho, por exemplo, em 55% desde 1998 – e da China, que estabeleceu quotas sobre produtos agrícolas dos EUA, entre eles, trigo, milho, arroz, algodão, cevada, oleaginosas e óleos vegetais.

O Japão foi acusado pelo escritório de comércio de falta de transparência no desenvolvimento de políticas, rigidez estrutural e grandes barreiras comerciais que impedem o comércio e dificultam a participação dos Estados Unidos na economia do País.

O Brasil recebeu críticas pela falta de políticas reforçadas que protejam as relações comerciais com os Estados Unidos.

Nem mesmo o Canadá e o México escaparam das críticas. O primeiro, pela dificuldade que está impondo às exportações de trigo dos Estados Unidos e o segundo, por algumas barreiras que estão limitando a entrada de produtos americanos no país.