Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Crechário

Cuidados na fase de creche são importantes para a performance futura dos suínos

A edificação deve ter boa ventilação, aquecimento e densidade adequada de animais

Cuidados na fase de creche são importantes para a performance futura dos suínos

A creche é um período extremamente importante dentro do ciclo produtivo dos suínos. Cuidados com a construção deste galpão, além de manejos adequados são essenciais para o desenvolvimento pleno do animal.

Destinada a animais desmamados, a creche deve prever a instalação de cortinas nas laterais, permitindo assim o manejo adequado da ventilação, o que ameniza o estresse calórico. Segundo recomendações da Embrapa Suínos e Aves, é indispensável o uso de forro como isolante térmico e cortinas laterais para proporcionar melhores condições de conforto.

Outra orientação é o uso de pisos ripados ou parcialmente ripados nas baias. “Pisos parcialmente ripados devem ter aproximadamente 2/3 da baia com piso compacto e o restante (1/3) com piso ripado, onde os leitões irão defecar, urinar e beber água”, indica a Embrapa.

É importante que o local disponha de um sistema de aquecimento, o qual pode ser elétrico, a gás ou a lenha. O objetivo com isto é manter a temperatura ambiente ideal para os leitões, principalmente nas primeiras semanas pós-desmame. De acordo com a Embrapa, em regiões frias o recomendado é o uso de abafadores sobre as baias, com o objetivo de criar um microclima confortável.

“Além do agrupamento correto dos leitões e da adequação de espaço para os animais, é importante que, nesta fase inicial de crescimento, o leitão tenha condições de temperatura e renovação de ar compatíveis com as suas exigências”, ressalta as orientações dadas pela Embrapa.

Um leitão desmamado precocemente precisa de um ambiente protegido. O excesso de animais em pequenas salas causa alta concentração de gases nocivos e odores desagradáveis. O recomendado pela Embrapa é a construção de baias para quatro ou cinco leitegadas, “respeitando-se a uniformidade dos leitões nas baias, em salas com um sistema de renovação de ar, preferentemente com ventilação natural.

Coeficientes técnicos indicados para a creche (Embrapa Suínos e Aves)

Área recomendada por leitão:  
      Piso totalmente ripado 0,30 m2
      Piso parcialmente ripado 0,35 m2
Altura das paredes das baias 0,50 a 0,70 m
Declividade do piso 5%