Vale
08-Fev-2018 15:09
Eventos

Curso exclusivo de exportação de alimentos aos EUA é promovido

Campinas receberá entre os dias 7 e 11 de maio, das 8h às 17h30, o curso “Alimentos enlatados: princípios de controle de processo térmico, acidificação e avaliação do fechamento de recipientes”. A iniciativa é do Grupo de Engenharia de Processos (GEPC), do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O objetivo é abordar os pontos críticos das operações de processamento térmico de alimentos de baixa acidez ou acidificados, que compreendem a base do sistema HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, em português) para a produção de alimentos adequadamente processados e seguros quanto à saúde pública.

O curso segue a legislação dos Estados Unidos e é requisito para as empresas exportadoras de alimentos de baixa acidez e acidificados para os EUA. O Ital, no momento, é a única instituição autorizada a ministrar o curso e seu certificado é aceito pelo Food and Drug Administration (FDA).

Temas que serão abordados:

- Microbiologia de alimentos processados termicamente

- Princípios de alimentos acidificados

- Princípios de processo térmico

- Princípios de sanificação na indústria de alimentos

- Manuseio de recipientes de alimentos

- Registros e manutenção de registros

- Equipamento, instrumentação e operação em sistema de processo térmico

- Autoclaves: fixa com sob pressão de vapor e com sobre-pressão (spray, cascata, ar/vapor); hidrostáticas; agitada contínua, agitada descontínua.

- Processamento Asséptico;

- Avaliação do fechamento de embalagens: recravadas metálicas e plásticas, de vidro, flexíveis e semirrígidas.

As aulas serão ministradas em português e seguirão o conteúdo do livro que será fornecido a cada aluno, publicado em inglês. Não serão fornecidas cópias dos slides do curso.

O evento é voltado a profissionais atuantes na área de processamento de alimentos, de indústrias processadoras de alimentos que exportam produtos de baixa acidez ou acidificados ao mercado norte-americano. As inscrições vão até o dia 29 de abril (clique aqui) e custam R$ 3.920. Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (19) 3743-1759. O curso será ministrado na sede do Ital em Campinas, no endereço: Avenida Brasil, 2880 – Jardim Chapadão – Campinas

Ascom
Deixe seu Recado