Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Produção Agropecuária

Custos da produção agropecuária subiram 2,6% em setembro ante agosto no RS

Indicador da Farsul já subiu 31,2% desde o início do ano

Custos da produção agropecuária subiram 2,6% em setembro ante agosto no RS

Os custos de produção do setor agropecuário gaúcho registraram alta de 2,55% em setembro na comparação com agosto, segundo indicador da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul). A escalada do Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) é reflexo da baixa oferta de insumos agrícolas e da taxa de câmbio, que teve novo aumento.

Desde o início do ano, o indicador acumula alta de 31,32%. Em 12 meses, o crescimento é de 35,25%, novo recorde da série histórica iniciada em 2010.

A inflação dos custos de produção continua acima do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que registra aumento de 10,25% nos últimos 12 meses.

Preços ao produtor

Já o Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) voltou a cair, após uma alta em agosto. “A maior queda foi registrada no preço do boi, diante do aumento da ociosidade dos frigoríficos”, diz a Farsul. Em 12 meses, o indicador acumula elevação de 12,83%, bem abaixo do número registrado em janeiro, quando estava em 85,11%, mas próximo do acumulado do IPCA Alimentos, de 12,54%. “Apesar de ainda haver alta nos preços recebidos, isso aponta uma possível estagnação dos preços em 2022”, aponta a entidade.