Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Levantamento

Custos de produção de suínos caem em fevereiro, aponta Cias

A queda do ICPSuíno foi garantida com a redução dos gastos com nutrição (-0,91%)

Custos de produção de suínos caem em fevereiro, aponta Cias

O custo por quilo vivo de suíno produzido em sistema de ciclo completo em Santa Catarina caiu de R$ 3,86 em janeiro para R$ 3,83 em fevereiro. Esse foi o menor valor desde março de 2018. A queda do ICPSuíno foi garantida com a redução dos gastos com nutrição (-0,91%). Os dados são da Central de Inteligência de Aves e Suínos (Cias), da Embrapa Suínos e Aves.

O ICPSuíno baixou 0,85%, fechando fevereiro em 219,08 pontos, o menor valor dos últimos 12 meses. No ano, o índice de custo de produção de suínos acumula -0,18% e alta de 5,86% nos últimos 12 meses.

Os índices de custos de produção foram criados em 2011 pela equipe de socioeconomia da Embrapa Suínos e Aves e Conab. Santa Catarina e Paraná são usados como estados referência nos cálculos por serem os maiores produtores nacionais de suínos e de frangos de corte, respectivamente.

´.

Aplicativo Custo Fácil

Disponível para download gratuito, o Custo Fácil auxilia o produtor integrado e a assistência técnica a estimar o custo de produção e obter relatórios para a gestão da granja. O Custo Fácil pode ser baixado em smartphones ou tablets com sistema Android na Google Play Store.

Planilha de custos do produtor

Produtores de suínos e de frango de corte integrados podem usar na gestão da granja uma planilha eletrônica feita pela Embrapa. Ela compara a receita obtida com os custos de produção, acompanhando a geração de caixa da granja e o impacto da prestação do financiamento. A planilha ainda analisa o resultado e apresenta uma estimativa da Taxa Interna de Retorno (TIR) do investimento. Ela pode ser baixada no site da Cias.