Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Conteúdo Técnico

Custos e receitas do tratamento e reuso de efluentes da suinocultura

O artigo discute e apresenta a viabilidade econômica de uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) do Sistrates em Santa Catarina. O Sistrates é um processo biotecnológico desenvolvido para superar os desafios de limitação de área agrícola

Custos e receitas do tratamento e reuso de efluentes da suinocultura

Por Marcelo Miele1; Airton Kunz2; Marco Ramme3; Fabiane Goldschmidt Antes4; Evandro Carlos Barros5, Ricardo Steinmetz6

 

As tecnologias disponíveis para o correto manejo dos dejetos suínos atendem a diferentes propósitos. Quando não há disponibilidade de áreas agrícolas próximas, implicando em alto custo de transporte dos dejetos, além da compostagem, há a alternativa do tratamento, como o Sistema de Tratamento de Efluentes da Suinocultura (Sistrates). O objetivo deste texto é apresentar a viabilidade econômica de uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) do Sistrates em Santa Catarina7.

O Sistrates é um processo biotecnológico desenvolvido para superar os desafios de limitação de área agrícola. O sistema é formado pelos módulos de biodigestão (módulo BIO), remoção de nitrogênio (módulo N) e remoção de fósforo (módulo P)8. A eficiência de remoção de nitrogênio total obtida é superior a 85%, e a eficiência de remoção de nitrogênio amoniacal é superior a 99% com uma concentração de nitrogênio amoniacal no efluente inferior a 20 mg L-1, o que atende a resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama n° 430/2011) em relação ao limite deste parâmetro para lançamento em corpo hídrico receptor.

 

Confira o conteúdo completo na edição 299 da Revista Suinocultura Industrial.