Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Fertilização

Dejetos de suínos e cama de aviário viram adubo para horta comunitária

Doação foi feita pela empresa Construmetal, que desenvolveu a tecnologia utilizada para produção, em linha industrial, de adubo orgânico ou organomineral a partir da granulação de dejetos suínos, misturados ou não à cama de aviário e NPK

Dejetos de suínos e cama de aviário viram adubo para horta comunitária

2017O Município de Cascavel, localizado no Oeste do Paraná, através da Secretaria Municipal de Agricultura, também responsável pela administração da Horta Municipal, recebeu a doação de uma carga que totaliza ao menos 5 toneladas de um adubo especial, à base de material orgânico (dejetos de suínos e cama de aviário), acrescido de lithothamnium, resultado da calcificação de uma alga marinha.

A doação foi feita pela empresa Construmetal, de Cascavel, que desenvolveu e patenteou a tecnologia utilizada para produção, em linha industrial, de adubo orgânico ou organomineral a partir da granulação de dejetos suínos, misturados ou não à cama de aviário e NPK, ou, como no caso do produto doado à Horta Comunitária Municipal de Cascavel, de lithothamnium, o que resulta num composto com alto poder de fertilização.

A solução tecnológica desenvolvida tem sido uma saída para o problema dos dejetos, assim como uma oportunidade de renda extra ao produtor de suínos que possam investir nessa tecnologia, que já tem apresentado excelentes resultados.

O produto doado ao Município de Cascavel já foi aplicado pelos responsáveis pela Horta Comunitária Municipal em três canteiros, numa área cultivada com alface, e deve apresentar os mesmos resultados positivos já presenciados em diversas culturas de grão, como milho e soja. Inclusive, na região de Cascavel há uma área cultivada com milho em Corbélia, assim como várias outras áreas em diversas regiões do Brasil, incluindo as plantações de fumo no Rio Grande do Sul.

Na composição do adubo estão 18% de lithothamnium, 32% de cama de aviário e 50% de dejetos suínos. No caso do lithothamnium utilizado na composição, o produto foi fornecido pela empresa Algarea, do Rio de Janeiro, que tem concessões para extração do material obtido no fundo do mar da costa brasileira.

O adubo também será aplicado em lotes da agricultura urbana, inclusive daqueles que fazem parte do projeto lançado pela atual gestão municipal, denominado “Território Cidadão”, sendo o primeiro no bairro Cascavel Velho, para adubar áreas com cultivo de hortaliças para as associações de moradores. Na Horta Comunitária de Cascavel será usado nas áreas com cultivo de alface, repolho e cebolinha. Esses produtos são destinados para a merenda escolar, creches e entidades assistenciais, as quais os repassam para famílias carentes cadastradas pelo CRAS do município.

A Construmetal/Dejgran também fez a doação de uma quantidade do mesmo adubo para aplicação em uma área usada pela Agrotec, ao lado da Fundetec, na saída para o distrito de São João, Cascavel. O sucesso da aplicação do produto deverá beneficiar também na recuperação de áreas com degradação no município. A tecnologia Construmetal/Dejgran foi lançada nacionalmente na AveSui 2016, com apoio da Associação Paranaense de Suinocultores, por se tratar de uma solução ambiental às granjas e oportunidade de agregar valor à produção.