Basf SI
Peste Suína Africana AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Suíno Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Empresa familiar

Del Veneto mantém tradição familiar de 90 anos na suinocultura e aposta em carnes nobres com cortes personalizados

Flávia Brunelli, quarta geração de italianos no Brasil, fundou a empresa há cinco anos e criou uma linha diferenciada com novos usos para a carne suína, pioneira no Brasil em Cortes Especiais Suínos

Redação com informações de Assessoria
19-Jul-2022 08:00

Leitão assado à pururuca, costelinha, lombo e pernil assado. A carne suína tem conquistado espaço, cada dia mais, na vida dos brasileiros, seja para refeições diárias, churrascos ou até mesmo em momentos especiais, como nas festas de final de ano.

Versátil, com um sabor ímpar e uma variedade em cortes, o consumo da carne de porco no país aumentou nos últimos cinco anos. De 14,47 quilos registrados em 2015 para 16,86 quilos em 2020, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Seguir os passos e a tradição famíliar para estruturar um negócio pode ser uma boa opção. Apaixonada pelo universo das carnes, a empresária Flávia Brunelli, juntou a tradição da criação familiar de quatro gerações Italianas de suínos com sua paixão pela gastronomia e fundou há cinco anos, a Del Veneto, empresa pioneira no Brasil em cortes personalizados de suínos.

“Meu avô, Umberto Brunelli, que nasceu em 1930 em Velo Veronese, localizado na montanha de Verona, Itália, tinha criação de suínos e produzia defumados e embutidos. Com 20 anos, veio para o Brasil, buscando um lugar onde pudesse trabalhar e recomeçar a vida após uma Itália devastada pela 2ª Guerra Mundial. Chegou ao Brasil, formou família e fortaleceu por aqui, a tradição familiar na criação de suínos”, conta a neta Flávia.

O resultado desta história que começou há 90 anos, segue viva até hoje, tanto na Itália com a Fazenda Malga Vazzo Brunelli e com a Del Veneto, no Brasil. Flávia estudou gastronomia, fez diversos cursos sobre carnes nos Estados Unidos, Europa e Argentina e quando retornou ao Brasil, aproveitou as raízes da família e para criar uma linha diferenciada e artesanal com novos usos para a carne suína.

Num segmento cada vez mais exigente, a Del Veneto investe na qualidade da carne e no aprimoramento genético da criação da raça Duroc, conhecida como o “Angus” suíno. Com um peso 35% maior do que os porcos produzidos nas fazendas do Brasil, a Duroc tem 2,5% de gordura intramuscular, contra 1,5% de outras raças o que garante ainda mais sabor a carne.

“Os animais que são de origem americana, rendem uma carne de coloração intermediária, entre o rosa-claro dos porcos de granja e o vermelho mais intenso dos caipiras”, afirma a empresária.

Com objetivo de despertar interesse no mercado gourmet, a empresa aposta em cortes nobres e elaborados a partir de leitão de leite, igual aos criados na fazenda da família na Itália, como Carré, Short Rack, T-bone, Ancho, American Steak, Boston Butt, Prime Rib e Stinco.

Considerada pioneira no Brasil em cortes especiais de suínos, a Del Veneto, combina o conhecimento adquirido ao longo de quatro gerações. “Sempre olhamos para o futuro. Combinamos técnicas modernas de criação e com processos que garantem desde condições adequadas para os suínos até a gestão de resíduos, quando os dejetos se transformam em um rico adubo orgânico e energia elétrica para uma parte da fazenda, tornando ainda mais sustentável nossa produção”, explica Flávia Brunelli.

A Del Veneto fornece mais de 50 tipos de cortes especiais suínos personalizados e toda linha de charcutaria com linguiças e prosciuttos artesanais para os mais selecionados restaurantes da serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba, São Paulo e região de Campinas.

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade