Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Deputados ouvem reivindicações de suinocultores na 1a. reunião da CPE

A Comissão Especial de Inquérito (CPE) da Suinocultura, criada pela Assembléia Legislativa de Santa Catarina, teve sua primeira reunião realizada quinta-feira (25).

Redação SI 29/07/2002 – A Comissão Especial de Inquérito (CPE) da Suinocultura, criada pela Assembléia Legislativa de Santa Catarina, teve sua primeira reunião realizada quinta-feira (25) em Concórdia, com muita agitação por parte dos suinocultores, que usaram o encontro para expor a situação difícil vivida nas propriedades rurais que têm a carne suína como principal fonte de renda. “Eu me sinto quase como um escravo. Trabalho muito e não ganho nada”, desabafou o presidente do Núcleo dos Criadores de Suínos de Concórdia, Orélio Stórchio.

O secretário da Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), Enori Barbieri, propôs que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) transfira os estoques de milho do Nordeste para Santa Catarina e recorra à importação para abastecer os produtores nordestinos. “Isso já foi feito no passado e barateia o custo do milho para o Sul e para o Nordeste.”

Outra reivindicação partiu do vice-presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos (ACCS), Fidélis Mantovani, que pediu para que a CPE force as agroindústrias a racionalizarem a oferta de carne. “No ano passado, os produtores foram obrigados a aumentar a produção. Agora, estão ganhando menos porque sobra carne.” “Temos documentos que mostram que produtos suínos estão chegando ao consumidor com margem de lucro de 380%. Isso não pode continuar.”