Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Workshop

Descubra como agregar valor na sua propriedade a partir do biogás

Durante a AveSui 2020, o Workshop de biomassa e bioenergia fará os participantes imergirem no mundo do Biogás e conhecer a fundo sua produção e aplicação

Descubra como agregar valor na sua propriedade a partir do biogás

 O Biogás está cada vez mais popular, seja para geração de energia elétrica ou para utilização como biocombustível automotor. Por isso novamente na AveSui 2020 o setor é destaque com um workshop dedicado a Biomassa e Bioenergia, e este ano com uma mudança em seu formato. “O que mudou para 2020 é que a gente traz uma proposta mais inovadora e dinâmica, aplicando o conhecimento a prática”, contou a coordenadora Renata Abreu.

Este ano além das palestras os participantes verão na prática a produção de biogás e sua aplicação para geração de energia e também como combustível. “A gente vai fazer uma jornada onde o participante pode tirar dúvidas e aprofundar um pouco mais o conhecimento em relação aos conceitos e fundamentos do Biogás, e complementar esse conhecimento com duas visitas técnicas de projetos bastante inovadores e que estão gerando alguns resultados interessantes” completou Renata.

SUSTENTABILIDADE

As discussões em relação a cadeia do biogás, bem como do setor bioenergético vêm crescendo gradativamente e a aposta é que a partir de 2020 isso venha se intensificar cada vez mais devido a implantação do RenovaBio, em vigor desde janeiro. “ Então a gente não está olhando somente a cadeia que envolve o agronegócio focado na produção de proteína animal, mas também de uma maneira mais ampla que vem de consequências positivas de todo esse movimento que vem sendo consolidado”, detalhou Renata.

A coordenadora explica esse fomento a cadeia de biocombustíveis e a uma transição energética da matriz brasileira é em prol da sustentabilidade. “E esta sustentabilidade a gente não fala somente em relação a questão ambiental, então nesses modelos incluindo o RenovaBio se busca obviamente o retorno do investimento, retorno financeiro, a viabilidade econômica para que tudo possa acontecer. Então eu acredito que o biogás veio para ficar e não é à toa que estão fazendo o trocadilho com o pré-sal chamando essa oportunidade do Oeste do Paraná de pré-sal caipira”.

NA PRÁTICA QUE SE APRENDE

O Workshop de Biomassa e Bioenergia proporcionará uma imersão in loco na produção de Biogás. Os participantes terão a oportunidade de conhecer na prática todos os passos do processo de produção com visitas guiadas a estações produtoras, uma a Itaipu Binacional e outra a usina de Entre Rios do Oeste.  “Unir conceitos teóricos às experiências práticas é extremamente relevante para quem quer aprofundar seus conhecimentos sobre as novas tecnologias e tecnologias existentes relacionadas à produção de biogás. As visitas técnicas permitem ao participante esclarecer dúvidas sobre uma real necessidade e acaba aproximando o produtor rural a uma nova oportunidade de negócio: o mercado de energia”, enfatizou Renata.

Além da teoria e prática o networking será estimulado para geração de novas parcerias e negócios “ A proposta do worshop é trazer dinamismo e mias oportunidades de conexão pra futuros negócios acontecerem dentro dessas interações”, completou Renata.

VISITA TÉCNICA ITAIPU BINACIONAL

A visita técnica da usina de biogás de Itaipu trará aos participantes a oportunidade de conhecer a uma unidade piloto de produção de Biogás onde verão tudo o que precisaria ter em uma usina para produção de biogás. “Eles geram ali o biogás propriamente dito e eles purificam o biogás pra biometano que é utilizado nas frotas da Itaipu.” Descreveu a coordenadora.

Também na Itaipú os participantes irão conhecer além do bioposto de biometano um sistema de monitoramento e controle com tecnologia embarcada, na qual se pode monitorar remotamente o que acontece em termos de produção de biogás dentro da usina.

VISITA TÉCNICA ENTRE RIOS DO OESTE

Nesta visita, uma característica interessante é a produção do biogás e sua conversão em energia elétrica. “Também é um projeto de P&D entre copel e itaipu por meio do Cibiogas e outras instituições. É uma usina de um mega, tem sistema de microgrid embarcado, que é  uma microrede de energia elétrica, é como se tivesse uma mini copel ali dentro controlando o consumo e a distribuição de energia elétrica através do biogás”, detalhou Renata.

PROGRAMAÇÃO TÉCNICA

O mercado de produção animal tem vivido constantes mudanças além da implantação de novas tecnologias. Por isso a AveSui 2020 traz em sua programação técnica muitas novidades na edição 2020. Além do Workshop de Biomassa e Bionergia o evento traz o 5º Congresso de zootecnia de precisão: inteligência artificial a favor da produção animal; métodos de eliminação (eutanásia) aves e suínos;  produção de animais livres e antibioic free; processamento de carnes e segurança alimentar.  Outra novidade é o painel aberto ao publico sobre saúde única. Em breve programação completa.

O primeiro lote das inscrições para programação técnica-científica com desconto já está liberado e a inscrição pode ser feita pelo link: https://www.avesui.com/credenciamento