Desgaste no piso das baias de suínos: como corrigir com durabilidade
A reforma desse tipo de piso com concreto novo raramente tem uma boa durabilidade, de modo que os pisos acabam rachando ou quebrando dentro de pouco tempo após renovados.
Em galpões revestidos por concreto é muito comum haver desgaste do piso ao redor de comedouros e bebedouros, em gaiolas de maternidade, ou mesmo na creche devido ao atrito constante com os animais e produtos abrasivos utilizados na limpeza. Além disso, a reforma desse tipo de piso com concreto novo raramente tem uma boa durabilidade, de modo que os pisos acabam rachando ou quebrando dentro de pouco tempo após renovados.
As principais consequências em se manter esse tipo de piso (quebradiço e desnivelado) são os problemas de casco gerados nos animais e a contaminação constantemente absorvida pelas frestas e poros do concreto. Por esse motivo, ao construir ou renovar os galpões (ou mesmo durante reformas pontuais), é importante que o gerente da granja conheça alternativas para corrigir esse problema com durabilidade.
Desgaste ao redor de comedouros e bebedouros
O atrito constante no piso próximo a comedouros e bebedouros torna essas regiões da baia muito desgastadas, quebradas e desniveladas. É possível revestir somente essa parte do piso (como na foto em destaque deste artigo) reforçando a resistência às pressões mecânicas e químicas dessa área. Para essa finalidade, o produto ideal (em nosso portfólio) é o MS Mortar Forte, um argamassado desenvolvido especialmente para oferecer resistência e boa cobertura de pisos quebrados em granjas, com alta durabilidade.
Impermeabilização do concreto
Além da reforma com argamassados e outros materiais, uma outra alternativa para aumentar a durabilidade dos pisos é o revestimento com impermeabilizantes (como o MS Primecoat). Esse tipo de produto sela os poros do concreto e demanda um investimento menor por m².
Reforço do piso em gaiolas de maternidade
Em gaiolas de maternidade, muitas vezes o piso localizado logo abaixo das porcas também se torna desgastado. Para revestir essa área com um produto de alta durabilidade também é recomendado o uso do MS Mortar Forte.
Revestimento de baias de creche
O revestimento dos pisos e ripados pode ser feito com uma camada mais fina de resina impermeabilizante, com ou sem aplicação de cor, ou mesmo com argamassados resistentes que formem um novo piso por cima do concreto existente. Nem sempre é necessário reformar tudo “do zero”, e existem várias combinações possíveis de produtos, inclusive para a criação de pisos antiderrapantes que previnam problemas de casco.
Vai construir ou reformar os pisos de um galpão? Fale com a nossa equipe e instale os pisos e paredes de forma durável e própria para a manutenção de um ambiente mais limpo e nivelado, que trará resultados produtivos muito melhores lote após lote!
Assuntos do Momento

Como as indústrias de carne suína dos EUA estão se saindo com a inflação
O principal desafio comum a todos os setores é a inflação de alimentos que está corroendo os orçamentos dos americanos e reduzindo a confiança do consumidor na economia

CONAB realiza leilão para compra de 7.350 toneladas de milho
Leilão eletrônico acontece hoje (10/08)

Exportações do agro alcançam recordes de US$ 14 bi em julho
O destaque foi para as vendas externas de milho

Abates de suínos crescem 6,6% no segundo semestre em relação a 2021
Em relação ao trimestre anterior houve acréscimo de 2,6% em comparação ao 1° trimestre de 2022

Frigoríficos de suínos continuam em tendência de declínio a longo prazo na Inglaterra
Apenas 87 frigoríficos processaram suínos em 2021, seis a menos do que em 2020 e 38 a menos de uma década atrás, mostram os números

MS deve receber investimentos próximos de R$ 1 bi só na suinocultura
Jaime Verruck, secretário de agricultura no Estado, fala sobre o crescimento da criação de suínos sul-matogrossense, assim como avanço em atividades como avicultura, bioenergia e criação de peixes