Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Destaque no crescimento da carne suína na Argentina

O governo argentino destacou que o consumo cresceu 100% no país, passando de 8 quilos por habitante por ano em 2010 para 16 quilos em 2020

Destaque no crescimento da carne suína na Argentina

Nota do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca destaca saldo comercial positivo para as exportações de carne suína.

Na semana da Carne Suína, da carteira agrícola nacional os números positivos do setor e seu grande potencial produtivo e exportador apontam, justamente quando a venda de carne bovina para o exterior é fechada.

O Subsecretário de Pecuária, José María Romero, destacou que «no nosso país, representa apenas 10% da produção das três principais carnes, apesar de nos últimos 10 anos a sua produção ter aumentado 135%, com base nas políticas de promoção da produção ocorrida a partir de 2006 ”, acrescentando que“ o seu limite máximo de produção é impensável se considerarmos a disponibilidade de matérias-primas, o estado sanitário único no mundo, o clima, a água, as indústrias associadas e o conhecimento dos nossos produtores ».

Nesse sentido, Romero garantiu que “a Argentina tem o enorme desafio de crescer na produção de carnes intensivas e o objetivo de crescimento da produção de suínos é aumentar o volume produzido de 2 para 4 nos próximos 5 a 10 anos”.

O governo destaca que a carne suína tem se posicionado como um excelente substituto da carne bovina e seu consumo cresceu 100% na dieta dos argentinos, passando de 8 quilos por habitante por ano em 2010 para 16 quilos em 2020, principalmente como carne in natura, o que já ocorreu excedeu o consumido como salsicha ou processado.

Da mesma forma, acrescentam que tem enorme potencial a ser desenvolvido, se levarmos em conta que com o milho que exportamos, como grão cru, poderíamos encher a ração de toda a carne suína que se comercializa no mundo; e que com a soja exportada, em grão ou subproduto, poderíamos fornecer a base proteica da ração de suínos em toda a UE, ou seja, 25% da carne suína produzida no mundo.

“O contexto internacional abre uma enorme oportunidade para podermos nos posicionar como importantes produtores e fornecedores dessa demanda global”, finalizou o subsecretário.

Balança comercial

Segundo dados da Direcção de Suínos, Aves e Animais de Exploração da carteira agrícola nacional, a balança comercial de suínos voltou a ficar positiva em 2020, tanto em volume como em termos monetários. O superávit comercial foi de US $ 4,03 milhões, enquanto em 2019 havia um déficit comercial de US $ 47,3 milhões.

Da mesma forma, as exportações de carne suína chegaram a US $ 62,12 milhões no ano passado, o que representa um aumento de 74% em relação a 2019. Por outro lado, as importações caíram 30%, para US $ 58,09 milhões.

Em volume, o país exportou 34.704 toneladas do peso do produto, um aumento de 65% em relação a 2019, enquanto o volume das importações foi de 20.142 toneladas (-36%).