Resumo da Semana

DESTAQUES - Exportações em alta, PSA na Europa e BRF

Semanalmente os portais Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial resumem as principais notícias do setor<br />

DESTAQUES - Exportações em alta, PSA na Europa e BRF

As exportações de carne suína in natura cresceram 26,2% de janeiro a agosto deste ano, apontam os dados do Ministério da Economia, disponibilizados na manhã desta quarta-feira (4). Ao todo, foram enviados ao mercado externo US$ 882,93 milhões. Em volume, isso representa 407 mil toneladas, o que supera em 16,5% o acumulado no mesmo período de 2018. Apesar de as exportações estarem concentradas mais na China, outros países surgem no radar e estão comprando mais a proteína brasileira, como o Vietnã, a Coreia do Sul e o Chile.

Já as exportações de carne de frango in natura somaram US$ 4,2 bilhões de janeiro a agosto de 2019, registrando uma variação positiva de 9,1%. Em volume foram embarcadas 2.570.572 toneladas no período, com variação também positiva de 1,8%. O maior comprador da carne de frango brasileira continua sendo a China que somada a Hong Kong receberam 22,7% de toda carne embarcada no período.

As exportações de ovos de galinha entre janeiro e agosto, por sua vez, tiveram variação negativa de 8,4% no volume embarcado. No período foram enviadas ao mercado externo 9.603,64 toneladas. Em valores monetários, os embarques somam US$ 41,81 milhões,, uma queda de 4,6% .

A BRF anunciou, por meio de comunicado à imprensa, que vendeu nesta quinta-feira (5) toda a participação que detinha na SATS BRF Food PTE, empresa parceira que desenvolve atividades de processamento e distribuição de alimentos em Singapura e região. Com isso, a companhia brasileira aponta que receberá o equivalente a R$ 51 milhões pela participação de 49% que detinha na joint venture.

De acordo com o relatório de acompanhamento da Peste Suína Africana, divulgado pela Organização Internacional para Saúde Animal (OIE), no período de 17 a 19 de agosto 298 novos casos da doença foram reportados. Com esse número sobe para 8075 casos em andamento. Somente a Europa reportou 219 casos no período, sendo a maioria em suínos. Apenas Bélgica, Hungria e Letônia relataram casos apenas em javalis. De acordo com o relatório 52886 animais foram abatidos neste período. A Europa notificou 32.918 perdas (17.612 na Rússia). Na Ásia, foram notificadas 19.935 perdas (19.811 deles notificados no Laos). Na África, foram registradas 33 perdas.

E já está chegando para os nossos leitores a edição 1291 da revista Avicultura Industrial. A publicação traz a cobertura completa da AveSui EuroTier 2019 e do 4º Prêmio Quem é Quem – Melhores e Maiores Cooperativas de Aves e Suínos. Confira tudo o que aconteceu no evento, que ocorreu no Oeste do Paraná, onde reuniu empresas, produtores, estudantes e profissionais especializados. Com um público qualificado em busca de novas tecnologias e soluções para produção, a feira gerou mais de R$ 900 milhões em negócios.