TvGessulli

Destaques: Recorde no consumo de ovos e carne suína em Myanmar

Um resumo das principais notícias nos portais da Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial

Destaques: Recorde no consumo de ovos e carne suína em Myanmar

Com a pandemia, a renda familiar foi impactada consideravelmente, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid-19 mensal (Pnad Covid-19), divulgada pelo IBGE. Desta forma, a lista de compras teve que sofrer alterações, mas nem por isso deixar de ser menos nutritiva. Segundo a ABPA, os brasileiros devem consumir, em média, um recorde de 250 ovos por pessoa em 2020, o equivalente a um aumento de 8,5%, quando comparado ao ano passado, e acima da média global de 235 ovos.

Apesar da expectativa anual, nos últimos dias houve desvalorização dos ovos pelo país, de acordo com o Cepea. A proteína vai na contramão do movimento observado nos mercados dos demais produtos de origem animal consumidas no Brasil.

A unidade da BRF S.A. de Dourados (MS/SIF 18) teve suspensa a exportação para a China, de acordo com comunicado do Departamento de Alfândegas da China (GAAC, na sigla em inglês). O comunicado informa a suspensão das importações de produtos de aves da planta desde 23 de julho. Em nota, a BRF afirma que não foi notificada oficialmente sobre a suspensão.

Mesmo com o impacto negativo da covid-19, a BRF está “caminhando” para ter um ano de “resultados positivos”, nas palavras do CEO da companhia de alimentos, Lorival Luz. Em live promovida pela “Exame”, o executivo ressaltou que a retomada da lucratividade da companhia é consistente.

A JBS afirma ter investido mais de R$ 100 milhões em medidas, sistemas e processos de contingência em saúde e segurança para todas as suas unidades no Brasil. Em comunicado aos acionistas e o mercado, a companhia aponta que os recursos foram aplicados em dezenas de ações e fazem parte do protocolo de prevenção e proteção da companhia para os mais de 130 mil colaboradores.

O atual diretor-presidente da Lar Cooperativa, Irineo da Costa Rodrigues, foi eleito como novo presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar). A nova gestão toma posse, na entidade, no dia 1º de setembro.

E pelo mundo, conforme relatório divulgado pela Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), 441 novos surtos de Peste Suína Africana foram notificados entre os dias 10 e 23 de julho. O total de surtos contínuos de PSA no mundo é agora 7.030.

E para encerrar com uma boa notícia, frigoríficos do Brasil ganharam autorização para exportar carne suína para Myanmar, disseram a ABPA e o Ministério da Agricultura. Com 53 milhões habitantes, a população de Myanmar tem consumo per capita médio de 17,5 quilos anuais de carne suína. A BRF informou que já embarca frango para o país e vê com otimismo a abertura para o segmento de suínos. Na mesma linha, a cooperativa Aurora Alimentos, uma das principais exportadoras de suínos do país, disse que vai se apresentar ao ministério como interessada em exportar ao Myanmar.