Rainha da Paz
Peste Suína Africana AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Suíno Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Saúde

Detergente ácido, alcalino, ou neutro? Preciso fazer rodízio?

Muito se discute sobre a necessidade de alternar o uso de detergentes ácidos, neutros, e alcalinos durante os processos de lavação em granja. Será que isso é mesmo necessário?

MS Schippers
04-Mai-2021 15:12 - Atualizado em 05/05/2021 14:07

Autoria: Equipe técnica MS Schippers Brasil. Acesse o #msblog para ler mais artigos como este.

Muito se discute sobre a necessidade de alternar o uso de detergentes ácidos, neutros, e alcalinos durante os processos de lavação em granja (em lotes diferentes ou mesmo em uma mesma lavação). Será que isso é mesmo necessário? Vamos entender melhor a função de cada detergente.

Os detergentes ácidos são assim chamados por possuírem pH menor que 7. Eles removem com eficiência sujeiras inorgânicas, de origem mineral, como a ferrugem e o cimento. Os detergentes alcalinos possuem pH superior a 7 (em uma escala de 0 a 14). Eles removem todo tipo de sujeira, exceto as de origem mineral. Os detergentes neutros possuem pH próximo de 7, no ponto de equilíbrio entre acidez e alcalinidade.

A vantagem é o fato de que agem diretamente na sujeira, agredindo menos as superfícies, porém o seu poder de limpeza é menor quando comparado a um detergente ácido ou alcalino. Quando pensamos em granjas, o detergente com pH alcalino apresenta maior eficiência e indicação de uso. Esse é o detergente mais indicado para a limpeza entre lotes, uma vez que será capaz de agir melhor na incrustação de matéria orgânica como alimentos, dejetos, gorduras e proteínas. No entanto, alguns outros fatores têm total influência no sucesso da limpeza e devem ser considerados no processo, como:

1) A baixa aderência de alguns detergentes às superfícies: se a espuma não permanecer aderida, ela não terá tempo suficiente para penetrar na sujeira e realmente “quebrar” as moléculas de gordura e proteína que precisam ser eliminadas durante o enxágue.

2) A dosagem/diluição incorreta ou insuficiente: se a dose correta não for aplicada, não haverá produto suficiente para formar uma espuma consistente, a qual é a forma ativa de um com propriedades tenso ativas.

3) A qualidade da água utilizada na lavação: a qualidade microbiológica e química da água utilizada na lavação tem um alto impacto no resultado final, uma vez que ela é o solvente de todos os agentes de limpeza e desinfecção, representando na maioria dos casos acima de 90% da composição das soluções.

O resultado de uma boa limpeza na produção animal não depende somente de produtos, e sim de processos, protocolos, e treinamento dos profissionais envolvidos. Fale com a nossa equipe técnico-comercial para usar a higiene como ferramenta de melhores resultados!

 

Acesse o blog da MS Schippers para ler mais posts sobre biosseguridade, qualidade da água de bebida, limpeza e desinfecção, e manejo de suínos. Trabalhar com higiene é a melhor forma de trazer mais resultados e lucros.

Assuntos do Momento

11 de Maio de 2021
Mercado

Produção de suínos na China deve crescer 19% em 2021

Segundo Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China (MARA), a expansão agressiva da capacidade de fazendas de grande escala em 2020 gerou um aumento estimado no abate de suínos para a China

Novos recursos na economia beneficiam o consumo de suínos
10 de Maio de 2021
Economia

Novos recursos na economia beneficiam o consumo de suínos

No momento, restam ainda mais de R$ 9 bilhões em recursos para serem contratados no Plano Safra 2020/2021

China: Importação de carnes aumenta 6,9% em abril e fica perto de recorde
07 de Maio de 2021
Mercado Externo

China: Importação de carnes aumenta 6,9% em abril e fica perto de recorde

A produção de carne suína da China despencou após os surtos de peste suína africana desde 2018, estimulando uma forte demanda por importação de carne suína e outras proteínas

Análise de Mercado - Frango em alta e preço do suíno cai em três estados
10 de Maio de 2021
Mercado

Análise de Mercado - Frango em alta e preço do suíno cai em três estados

Entre os dias 03 e 07 de maio, o preço do frango vivo eleva sua cotação, com exceção de MG que mantém o valor estável. Suíno vivo teve queda de 1,11% em SC, 2,54% no PR e 2,12% no RS

Disponible en español Disponible en español
Na Colômbia carne de porco começa a faltar nos lares
11 de Maio de 2021
América Latina

Na Colômbia carne de porco começa a faltar nos lares

A produção diária na Colômbia é de 1.300 toneladas de carne suína e devido aos efeitos da greve nacional, 720 toneladas / dia deixaram de ser produzidas e comercializadas

Preços do suíno vivo e da carne se enfraquecem, aponta Cepea
13 de Maio de 2021
Mercado

Preços do suíno vivo e da carne se enfraquecem, aponta Cepea

Segundo estudos, a venda de carne no mercado doméstico está enfraquecida

Mais assuntos do momento
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade