Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Dia de campo ajuda produtor a obter silagem de alta qualidade

O evento contou com a participação de técnicos, cooperados e agricultores de cidades da área de abrangência da Coopavel

Dia de campo ajuda produtor a obter silagem de alta qualidade

A adoção de alguns cuidados faz enorme diferença na preparação de silagem de alta qualidade para o rebanho leiteiro. É disso que tratou dia de campo nesta terça-feira (08/01) no parque que há 31 anos recebe o Show Rural Coopavel. O evento contou com a participação de técnicos, cooperados e agricultores de cidades da área de abrangência da cooperativa.

“Todos que compareceram puderam agregar informações valiosas aos seus conhecimentos que, devidamente colocadas em prática, darão grande contribuição à área da pecuária de leite da propriedade rural”, diz um dos responsáveis pela área de pecuária da Coopavel, o médico veterinário Fábio Taborda.

A agropecuária é uma atividade das mais dinâmicas e estar atento às novidades é fundamental para elevar a produtividade, a qualidade e os resultados, ressaltou o gerente de filiais Daltro Estivem Pestana, que agradeceu a presença de todos no evento, o primeiro com essa característica desenvolvido na área experimental que recebe uma das maiores mostras do mundo em transmissão de conhecimentos para o campo.

O primeiro aspecto trabalhado foi fertilizantes, com o gerente da área da cooperativa, Paulo Eduardo de Siqueira. “Nosso desafio permanente é de sempre melhorar a eficiência agronômica dos fertilizantes que a Coopavel coloca à disposição do produtor rural”. Paulo deu destaque especial às características especiais encontradas na linha premium. Os presentes foram divididos em grupos e participaram de palestras técnicas em diferentes tendas instaladas no ambiente. Eles foram informados sobre plantio, adubação, processamento, compactação e vedação do silo-bolsa.

Uma das primeiras dúvidas trabalhadas foi o correto conceito de silagem, que é um processo biológico que consiste na conservação de material forrageiro, mantendo a qualidade e preservando os valores nutricionais e sanitários, por meio da fermentação lática. Um dos cuidados básicos é quanto à adoção de meios que possam inibir a presença de bactérias, oferecendo ao gado então alimento altamente nutritivo.

Orientações

Os técnicos das empresas parceiras do dia de campo informaram sobre práticas fundamentais para garantir a alta qualidade da silagem. Eles ressaltaram, entre outros pontos, quanto a aspectos associados à produtividade, qualidade nutricional, adaptação e estabilidade, sanidade foliar e de grãos, tolerância à seca, resistência a insetos, sobre riscos de uso de materiais de rápida secagem e quanto a diferentes grupos de maturação.

Os produtores foram informados sobre a época correta para colher o milho destinado à silagem. O mais indicado é quando a linha do leite estiver na metade do grão. Para o corte, a recomendação é com 35% de presença de matéria seca, observando a bromatologia recomendada. E quanto à altura de corte, o ideal é entre 25 e 35 centímetros do chão. O processamento é outra fase considerada determinante, buscando sempre o maior volume 

possível de grãos amassados. Se a presença de grãos inteiros for maior a 7%, então deve-se regular a máquina e repetir o passo.

Um dos assuntos que mais chamaram atenção foi o uso da inoculação para melhorar a qualidade bromatológica da silagem. Um dos benefícios dela, conforme o médico veterinário Fábio Taborda, é a redução do tempo necessário para o processamento dos alimentos que então serão fornecidos aos animais. Com o uso da bolsa-silo, em vez de até 45 dias de espera a inovação reduz o tempo de preparação para quatro, cinco dias no máximo.

Atualização

O agropecuarista Valmir Oldoni dedica 50 alqueires por ano para a produção de silagem. Segundo ele, dias de campo contribuem para trazer novidades e manter os produtores atualizados. “As tecnologias avançam e precisamos estar conectados às mudanças”. Neri Cabral é dono de uma área rural em Lindoeste e participa ativamente de eventos técnicos para se manter informado sobre novidades. “Estou sempre em dias de campo e no Show Rural Coopavel, eventos de enorme contribuição a todos os interessados em produzir mais e melhor”, afirma.

O dia de campo desta terça-feira foi realizado pela Coopavel em parceria com a Forseed, Menta, Basf e Pacifil Brasil. Todos os procedimentos ensinados durante o evento vão ser colocados em prática no 31º Show Rural Coopavel.