Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Dia Estadual do Porco: data já marcada no calendário dos suinocultores gaúchos

O tradicional evento do setor suinícola foi transferido para o dia 13 de agosto de 2021

Dia Estadual do Porco: data já marcada no calendário dos suinocultores gaúchos

O Dia Estadual do Porco tem sua data marcada há 46 anos no calendário dos suinocultores. Itinerante, o evento realizado pela Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) já passou por 30 municípios gaúchos e levou conhecimentos técnico e político para o setor suinícola.

Durante sua trajetória, o evento foi realizado por 35 anos consecutivos, mas em 2009, quando chegou a sua 36ª edição, teve que ser transferido por conta do surto de H1N1. Se passaram 10 anos, e o mesmo aconteceu neste ano, mas desta vez em função da pandemia de Covid-19, quando seria realizada a 46º edição do Dia Estadual do Porco.

O tradicional evento do setor suinícola foi transferido para o dia 13 de agosto de 2021, mas as lembranças de quem construiu uma história com o evento serão ainda mais revividas. É o caso de José Adão Braun, ex-presidente da entidade que auxiliou na criação do Dia Estadual do Porco que ocorreu em Estrela, no ano de 1974 pela primeira vez. Braun, que esteve à frente da entidade por 17 anos, participou de quase todas as edições.

As primeiras lembranças de um dos fundadores do evento não saem da memória, evidenciando ainda mais a importância para o setor. Braun afirma que leva consigo um sentimento de honra em ter participado deste momento tão importante para a história da Acsurs e também para os suinocultores gaúchos. “Desde o primeiro momento, sentimos que o evento tinha chegado para ficar”, salienta.

Ele relembra que a criação do evento foi um momento de inspiração para os fundadores. “Naquela época entendemos que a Acsurs sempre teve uma ação muito importante na defesa dos suinocultores e também no melhoramento genético do rebanho. Com a realização do evento, várias discussões poderiam ser tratadas por meio de palestrantes qualificados e com representantes políticos ligados ao setor”, complementa.

Braun conta que o evento, que iniciou em Estrela e se tornou itinerante após alguns anos, se estabeleceu logo como o principal evento da suinocultura no Rio Grande do Sul e também se consolidou entre os mais importantes a nível nacional.

Ao avaliar os anos de história, Braun acredita que a “vida longa” do evento se dá por conta do bom desenvolvimento das programações que ao longo dos anos evoluíram positivamente e também a grande participação dos suinocultores, que já possuem o evento marcado em seus calendários.

 

Viagem planejada

A data do 46º Dia Estadual do Porco já estava marcada no calendário do suinocultor Elemar Hein. Há 30 anos no setor suinícola e desde 2008 atuando integralmente na suinocultura e no agronegócio, ele participa das programações do evento há mais de 10 anos.

Para Hein, o Dia Estadual do Porco é o evento mais importante da suinocultura realizado no Rio Grande do Sul. “É um evento que congrega a área política, a parte técnica com excelentes palestras e a social, que possibilita a confraternização entre os suinocultores de diferentes regiões, promovendo uma troca de experiências. É o auge da suinocultura gaúcha”, destaca. 

Morador de Três Passos e também vice-presidente da Associação de Suinocultores de Três Passos – Assuipassos, Hein conta que a ida até Paraí já estava sendo planejada. “Já vínhamos pensando na estratégia para lotar um ônibus e participar do evento. Mas fica para 2021”, finaliza.

               

Palavra do presidente

A decisão de transferir o 46º Dia Estadual do Porco, que este ano ocorreria no dia 14 de agosto – sexta-feira passada, no município de Paraí, teve como principal objetivo proteger a saúde dos suinocultores gaúchos e também de todos os colaboradores do evento. Além disso, a atitude está baseada nas medidas de isolamento social propostas em todo o país.

O presidente da entidade, Valdecir Luis Folador, lamenta o ocorrido, mas destaca que a mudança era necessária, já que não era possível saber como estaria o cenário em agosto, quando o evento seria realizado.